Java? ?N?o t? entendeeendo...?

Colabora??o: Emilene Campos
28/04/99

Voc? entra num site e, de repente, surge a mensagem na barra de status do seu browser: starting java. Sem mais nem menos, o programa de navega??o trava e voc? n?o tem outra alternativa sen?o resetar seu computador. Se voc? ainda n?o foi protagonista desta cena, com certeza conhece algu?m que j? passou por este transtorno.

Num belo dia, navegando pela Web voc? se depara com uma home page que, antes de carregar a primeira p?gina, solicita seu nome. Assim como a gente acabou de fazer. A partir deste ponto, o conte?do do site ? apresentado como se o computador estivesse conversando com voc?. Pois bem, isto n?o ? m?gica. ? Java!!! A linguagem de programa??o que vem sendo muito utilizada na constru??o de websites e que oferece muito al?m do que voc? pode imaginar. No futuro, o Java poder? ser incorporado a grande parte de equipamentos que exigem automa??o. Para ficar bem informado, saiba o que ? Java, a diferen?a entre Java e Java Script e ainda conhe?a as vantagens e desvantagens de sua aplica??o.

Java - Parte 1

A linguagem de programa??o Java foi criada por uma equipe de pesquisadores da Sun Microsystems, em 23 de maio 1995. O nome ? uma homenagem ? Ilha de Java, local onde era produzido o caf?, uma das bebidas mais consumidas pelos profissionais que a desenvolveram.

O objetivo da Sun era criar uma linguagem facilmente transport?vel para v?rias plataformas, tivesse boa parte dos recursos da Linguagem C, fosse inteiramente orientada a objetos e n?o oferecesse os inconvenientes das linguagens de programa??o usuais. Enfim, que funcionasse em qualquer ambiente de sistema operacional e hardware, desde um palm top at? um supercomputador da Nasa. Para que isso fosse poss?vel, seria necess?rio abstrair o computador, ou seja, criar uma"m?quina virtual"que n?o estivesse vinculada a uma arquitetura espec?fica de hardware para funcionar e que os demais computadores tivessem condi?es de entend?-la.

Equipe da Sun que desenvolveu o Java

A iniciativa solucionaria um problema recorrente no mundo da Inform?tica, mas a concretiza??o deste sonho deve ser adiada para o pr?ximo mil?nio. O motivo ? a resist?ncia por parte das empresas na ado??o do Java como padr?o de desenvolvimento. "Isto acontece porque muitos programadores n?o acreditam que o Java esteja na sua forma ideal", explica Marco Aur?lio da Silva, integrante da equipe de programadores da Artnet. As novas vers?es do Kit de Desenvolvimento Java (JDK - Java Development Kit) trazem melhorias, "mas as mudan?as em pontos b?sicos geram problemas de compatibilidade que demandam revis?o no c?digo e/ou de retreinamento de pessoal t?cnico ", completa Marco.

Ainda assim, o Java apresenta algumas vantagens em rela??o ?s outras linguagens. De acordo com Paulo Jos? da Silva Filho, da equipe de programadores da Artnet, al?m de ser uma linguagem de f?cil desenvolvimento, ela controla a mem?ria do computador enquanto o programa est? sendo executado, o que aumenta a produtividade do programador e reduz a chance de erro humano.


Apesar de ser muito utilizada na WWW, a cria??o do Java n?o est? vinculada ao advento da Internet. De acordo com o Administrador de Banco de Dados e Programa??o da Artnet, S?rgio Guimar?es Faria, a elabora??o de websites ? apenas mais uma das aplica?es do Java e um dos fatores respons?veis por sua populariza??o. ?A inten??o da Sun ao conceber o Java e a M?quina Virtual ? incorpor?-la n?o s? ? ind?stria de Inform?tica, mas a todos os tipos de eletro-eletr?nicos, de v?deo cassete ?s geladeiras e at? mesmo autom?veis?, esclarece. Criado em fun??o da Internet foi o Java Script.

Java Script - Parte 2

Esta deriva??o do Java se traduz em instru?es ou rotinas em linguagem executadas nos browsers. O recurso serve para incluir fun?es e aplica?es online b?sicas em p?ginas da Web (como o que foi utilizado no in?cio da reportagem), mas o n?mero e a complexidade dispon?veis s?o mais restritas. Por isso, com a explos?o da Internet comercial, os browsers come?aram acrescentar suas pr?prias ?m?quinas virtuais? para executarem o Java.

Sua aplica??o, no entanto, ainda gera pol?mica. Al?m de ser executado de forma lenta, a ?m?quina virtual? pode apresentar problemas de seguran?a, o que abre caminho para atua??o dos hackers. Outra falha est? relacionada ? diversidade de configura??o dos computadores. Para as instru?es em Java Script serem bem executadas, ? necess?rio que o computador disponha, no m?nimo, de 32 megabytes de mem?ria. Caso contr?rio, ? prov?vel que o browser feche e interrompa sua navega??o sem qualquer aviso pr?vio, impedindo-o de acessar sites que contenham este recurso. (Como na cena descrita no in?cio da reportagem.)


mascote do Java

Por outro lado, o Java pode proporcionar maior interatividade entre o usu?rio e o conte?do dispon?vel no website e a dinamiza??o das home pages atr?ves de jogos e consulta a banco de dados. Marco Aur?lio da Silva destaca ainda a transfer?ncia do processamento de dados para a m?quina do cliente, o que pode descongestionar o servidor. S?rgio Guimar?es Faulhaber, outro integrante da equipe de programadores da Artnet, pensa diferente. Para ele, o fato da linguagem Java utilizar v?rios recursos do computador, como disco e mem?ria, ? um ponto negativo que pode comprometer a opera??o, dependendo da configura??o da m?quina do usu?rio.

A discuss?o continua... Se quiser saber quando o Java vai se tornar uma solu??o perfeita para o problema da portabilidade clique no botão "Visualizar" abaixo.

Número:  
Brincadeirinha, esse n?mero ? apenas mais uma demonstra??o de Java Script. At? os pesquisadores criarem um vers?o ideal, a ?nica certeza ? que vai se deparar com v?rios recursos desse tipo em suas navegadas pela Internet.

Equipe da Sun

Al Frazier, Joe Palrang, Mike Sheridan, Ed Frank, Don Jackson, Faye Baxter, Patrick Naughton, Chris Warth, James Gosling, Bob Weisblatt, David Lavallee, and Jon Payne integram a equipe do ?Green Team?, como era chamado o grupo na ?poca.

Kit JDK

As vers?es 1.1 e 1.2 do JDK est?o dispon?veis para download em http://www.javasoft.com/products . Se quiser mais informa?es consulte os sites Bar?es do Caf? , www.java.sun.com e www.sun.com.

GLOSS?RIO

Linguagem de programa??o = instru?es para criar programas. O HTML, a Linguagem C e o Java s?o exemplos de linguagens de programa??o.

Linguagem C = tipo de linguagem de programa??o

M?quina virtual = n?o ? uma plataforma de hardware espec?fica, mas uma m?quina implementada em software. A m?quina virtual ? semelhante a uma CPU real, com seu pr?prio conjunto de instru?es, seu formato de armazenamento e seus registradores. Por ser escrita em software, ela ? port?til.

Resetar = reiniciar o computador

Portabilidade = caracter?stica de uma linguagem de programa??o que a habilita sua execu??o em todos os tipos de plataformas.