• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Java? “Não tô entendeeendo...”

    Colaboração: Emilene Campos
    28/04/99

    Você entra num site e, de repente, surge a mensagem na barra de status do seu browser: starting java. Sem mais nem menos, o programa de navegação trava e você não tem outra alternativa senão resetar seu computador. Se você ainda não foi protagonista desta cena, com certeza conhece alguém que já passou por este transtorno.

    Num belo dia, navegando pela Web você se depara com uma home page que, antes de carregar a primeira página, solicita seu nome. Assim como a gente acabou de fazer. A partir deste ponto, o conteúdo do site é apresentado como se o computador estivesse conversando com você. Pois bem, isto não é mágica. É Java!!! A linguagem de programação que vem sendo muito utilizada na construção de websites e que oferece muito além do que você pode imaginar. No futuro, o Java poderá ser incorporado a grande parte de equipamentos que exigem automação. Para ficar bem informado, saiba o que é Java, a diferença entre Java e Java Script e ainda conheça as vantagens e desvantagens de sua aplicação.

    Java - Parte 1

    A linguagem de programação Java foi criada por uma equipe de pesquisadores da Sun Microsystems, em 23 de maio 1995. O nome é uma homenagem à Ilha de Java, local onde era produzido o café, uma das bebidas mais consumidas pelos profissionais que a desenvolveram.

    O objetivo da Sun era criar uma linguagem facilmente transportável para várias plataformas, tivesse boa parte dos recursos da Linguagem C, fosse inteiramente orientada a objetos e não oferecesse os inconvenientes das linguagens de programação usuais. Enfim, que funcionasse em qualquer ambiente de sistema operacional e hardware, desde um palm top até um supercomputador da Nasa. Para que isso fosse possível, seria necessário abstrair o computador, ou seja, criar uma"máquina virtual"que não estivesse vinculada a uma arquitetura específica de hardware para funcionar e que os demais computadores tivessem condições de entendê-la.

    Equipe da Sun que desenvolveu o Java

    A iniciativa solucionaria um problema recorrente no mundo da Informática, mas a concretização deste sonho deve ser adiada para o próximo milênio. O motivo é a resistência por parte das empresas na adoção do Java como padrão de desenvolvimento. "Isto acontece porque muitos programadores não acreditam que o Java esteja na sua forma ideal", explica Marco Aurélio da Silva, integrante da equipe de programadores da Artnet. As novas versões do Kit de Desenvolvimento Java (JDK - Java Development Kit) trazem melhorias, "mas as mudanças em pontos básicos geram problemas de compatibilidade que demandam revisão no código e/ou de retreinamento de pessoal técnico ", completa Marco.

    Ainda assim, o Java apresenta algumas vantagens em relação às outras linguagens. De acordo com Paulo José da Silva Filho, da equipe de programadores da Artnet, além de ser uma linguagem de fácil desenvolvimento, ela controla a memória do computador enquanto o programa está sendo executado, o que aumenta a produtividade do programador e reduz a chance de erro humano.


    Apesar de ser muito utilizada na WWW, a criação do Java não está vinculada ao advento da Internet. De acordo com o Administrador de Banco de Dados e Programação da Artnet, Sérgio Guimarães Faria, a elaboração de websites é apenas mais uma das aplicações do Java e um dos fatores responsáveis por sua popularização. “A intenção da Sun ao conceber o Java e a Máquina Virtual é incorporá-la não só à indústria de Informática, mas a todos os tipos de eletro-eletrônicos, de vídeo cassete às geladeiras e até mesmo automóveis”, esclarece. Criado em função da Internet foi o Java Script.

    Java Script - Parte 2

    Esta derivação do Java se traduz em instruções ou rotinas em linguagem executadas nos browsers. O recurso serve para incluir funções e aplicações online básicas em páginas da Web (como o que foi utilizado no início da reportagem), mas o número e a complexidade disponíveis são mais restritas. Por isso, com a explosão da Internet comercial, os browsers começaram acrescentar suas próprias “máquinas virtuais” para executarem o Java.

    Sua aplicação, no entanto, ainda gera polêmica. Além de ser executado de forma lenta, a “máquina virtual” pode apresentar problemas de segurança, o que abre caminho para atuação dos hackers. Outra falha está relacionada à diversidade de configuração dos computadores. Para as instruções em Java Script serem bem executadas, é necessário que o computador disponha, no mínimo, de 32 megabytes de memória. Caso contrário, é provável que o browser feche e interrompa sua navegação sem qualquer aviso prévio, impedindo-o de acessar sites que contenham este recurso. (Como na cena descrita no início da reportagem.)


    mascote do Java

    Por outro lado, o Java pode proporcionar maior interatividade entre o usuário e o conteúdo disponível no website e a dinamização das home pages atráves de jogos e consulta a banco de dados. Marco Aurélio da Silva destaca ainda a transferência do processamento de dados para a máquina do cliente, o que pode descongestionar o servidor. Sérgio Guimarães Faulhaber, outro integrante da equipe de programadores da Artnet, pensa diferente. Para ele, o fato da linguagem Java utilizar vários recursos do computador, como disco e memória, é um ponto negativo que pode comprometer a operação, dependendo da configuração da máquina do usuário.

    A discussão continua... Se quiser saber quando o Java vai se tornar uma solução perfeita para o problema da portabilidade clique no botão "Visualizar" abaixo.

    Número:  
    Brincadeirinha, esse número é apenas mais uma demonstração de Java Script. Até os pesquisadores criarem um versão ideal, a única certeza é que vai se deparar com vários recursos desse tipo em suas navegadas pela Internet.

    Equipe da Sun

    Al Frazier, Joe Palrang, Mike Sheridan, Ed Frank, Don Jackson, Faye Baxter, Patrick Naughton, Chris Warth, James Gosling, Bob Weisblatt, David Lavallee, and Jon Payne integram a equipe do “Green Team”, como era chamado o grupo na época.

    Kit JDK

    As versões 1.1 e 1.2 do JDK estão disponíveis para download em http://www.javasoft.com/products . Se quiser mais informações consulte os sites Barões do Café , www.java.sun.com e www.sun.com.

    GLOSSÁRIO

    Linguagem de programação = instruções para criar programas. O HTML, a Linguagem C e o Java são exemplos de linguagens de programação.

    Linguagem C = tipo de linguagem de programação

    Máquina virtual = não é uma plataforma de hardware específica, mas uma máquina implementada em software. A máquina virtual é semelhante a uma CPU real, com seu próprio conjunto de instruções, seu formato de armazenamento e seus registradores. Por ser escrita em software, ela é portátil.

    Resetar = reiniciar o computador

    Portabilidade = característica de uma linguagem de programação que a habilita sua execução em todos os tipos de plataformas.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.