• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    MP3 - Revolução no som

    10/12/99

    Até pouco tempo, quem desejava aumentar sua coleção de músicas precisava de dinheiro para recorrer a lojas do ramo, escolher o disco e fazer a compra. Isso, agora, é coisa do passado. Uma pequena sigla, de apenas três letras, está revolucionando o mercado e assustando as poderosas gravadoras. O MP3 permite aos usuários da rede ter acesso a músicas, na maior parte das vezes sem qualquer custo, e reproduzi-las em computadores pessoais. A nova tecnologia já é uma coqueluche entre os internautas. A inovação ameaça acabar com o CD e com o controle de algumas empresas sobre a produção de compositores e intérpretes.


    Fique por dentro:

    Tamanho sucesso tem fácil explicação. A qualidade de som do MP3 é idêntica à do CD. Além disso, os recursos de formatação compacta possibilitam transmissão, armazenamento, reprodução e compreensão de som utilizando pouca memória. Os programadores que bolaram o formato apagaram ruídos que não são captados pela audição humana. Além disso, músicos iniciantes, que ainda não encontraram espaço nas grandes gravadoras, têm oportunidade de mostrar trabalho para um público antes impensável. A Recordig Industry Association of America ( RIAA), que representa cerca de 350 gravadoras dos Estados Unidos, já promete um contra-ataque e ameaça criar um padrão para impedir a pirataria.

    Nem tudo é maravilha, no entanto, no mundo MP3. Encontrar algumas músicas, ou enviar outras, pode ser um verdadeiro exercício de paciência. Além disso, muitos sites funcionam na base da troca: é preciso enviar som para ter o direito de cópia. Para quem quer se aventurar por esse universo, o número de opções é gigantesco. Para começar é preciso ter um programa. A maioria possui inúmeros recursos e é fácil de tocar, com uma estrutura semelhante a um aparelho de som tradicional. Depois, é hora de partir para copiar as músicas na rede. A maioria dos sites que oferecem canções no formato compacto é de bandas independentes que divulgam seu trabalho de graça na rede. Escolha a música e faça o download. A partir daí, é só abrir o arquivo e se divertir.


    Participe!

    Você utiliza a tecnologia MP3 para ouvir músicas?
        Sim
        Não
       

    ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.

    Colaboração:
    Bruno Denis Lima,
    estudante do 6º período
    da Faculdade de Comunicação
    Social da UFJF.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.