Anima?es Shockwave Flash

Navegue utilizando um dos recursos multim?dia mais populares da Web

Luciana Mendon?a
17/05/2000

Seu programa de navega??o na Internet est? preparado para visualizar imagens em movimento, como a que est? ao lado? Se sim, ent?o voc? integra o grupo de aproximadamente 100 milh?es de internautas no mundo todo que j? t?m o plug-in Flash instalado em seus micros, conforme os resultados da pesquisa realizada pela firma King, Brown & Partners. O Flash, desenvolvido pela Macromedia, vem se consolidando como a mais popular ferramenta para produ??o de anima?es de alta qualidade na Web.


O estudo foi realizado com 1.675 participantes, que visitaram sites contendo diversos tipos de anima??o. Destes, 77% visualizaram as anima?es em Flash sem ter que baixar ou instalar o programa. Considerando um total de 130 milh?es de internautas, a firma estima em cem milh?es o n?mero de usu?rios do Flash. O GIF animado ainda ? o formato mais popular, sendo visto por 99% dos usu?rios. Apenas 62% dos pesquisados visualizaram sem problemas as anima?es em Java.

O Flash j? vem inclu?do nas mais recentes vers?es do Internet Explorer e do Netscape Communicator. Para instalar ou atualizar gratuitamente a ?ltima vers?o do plug-in, informe-se clicando aqui O t?cnico em inform?tica L?cio ?ngelo afirma que o ideal, para o bom funcionamento dos recursos do Flash, ? ter um computador com 32 Megas de mem?ria.

Outras empresas concorrem com a Macromedia em programas de anima??o (shockwave). A solu??o da Adobe, por exemplo, ? o programa Adobe Live Motion , mas o formato l?der no mercado tem sido mesmo o Flash.

Para ?webmasters?
Como criar home-pages utilizando Flash

O Flash tornou-se hoje uma das principais ferramentas de anima??o multim?dia interativa para o desenvolvimento de web sites. O Flash 4.0, ?ltima vers?o do plug-in, avan?a para recursos mais sofisticados, como cria??o de jogos e clips de a??o de alta qualidade, aplica??o de compress?o MP3 a arquivos WAV (mantendo os arquivos menores).

O t?cnico em inform?tica L?cio ?ngelo, de 22 anos, desenvolve sites com a tecnologia Flash de anima??o em Juiz de Fora. ?Aprendi a programar em Flash pelo tutorial da p?gina do pr?prio Flash", explica L?cio.

A vers?o 3.0 ? distribu?da gratuitamente (para baixar, basta acessar o site Flash Brasil). J? a vers?o 4.0 requer a compra da licen?a ap?s o uso durante 30 dias.


Como instalar ou atualizar o Flash 4.0:

Para quem usa o browser Netscape, ? preciso baixar o programa de instala??o, (flash32.exe) execut?-lo e depois reiniciar o browser.
Para aqueles que usam o navegador Explorer, a instala??o ? autom?tica (auto install now). O n?vel de seguran?a do Explorer deve estar no M?dio, caso contr?rio o programa n?o ser? instalado.

Endere?o de download: www.macromedia.com/shockwave/download/?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash


Fontes: