Animações Shockwave Flash

Navegue utilizando um dos recursos multimídia mais populares da Web

Luciana Mendonça
17/05/2000

Seu programa de navegação na Internet está preparado para visualizar imagens em movimento, como a que está ao lado? Se sim, então você integra o grupo de aproximadamente 100 milhões de internautas no mundo todo que já têm o plug-in Flash instalado em seus micros, conforme os resultados da pesquisa realizada pela firma King, Brown & Partners. O Flash, desenvolvido pela Macromedia, vem se consolidando como a mais popular ferramenta para produção de animações de alta qualidade na Web.


O estudo foi realizado com 1.675 participantes, que visitaram sites contendo diversos tipos de animação. Destes, 77% visualizaram as animações em Flash sem ter que baixar ou instalar o programa. Considerando um total de 130 milhões de internautas, a firma estima em cem milhões o número de usuários do Flash. O GIF animado ainda é o formato mais popular, sendo visto por 99% dos usuários. Apenas 62% dos pesquisados visualizaram sem problemas as animações em Java.

O Flash já vem incluído nas mais recentes versões do Internet Explorer e do Netscape Communicator. Para instalar ou atualizar gratuitamente a última versão do plug-in, informe-se clicando aqui O técnico em informática Lúcio Ângelo afirma que o ideal, para o bom funcionamento dos recursos do Flash, é ter um computador com 32 Megas de memória.

Outras empresas concorrem com a Macromedia em programas de animação (shockwave). A solução da Adobe, por exemplo, é o programa Adobe Live Motion , mas o formato líder no mercado tem sido mesmo o Flash.

Para “webmasters”
Como criar home-pages utilizando Flash

O Flash tornou-se hoje uma das principais ferramentas de animação multimídia interativa para o desenvolvimento de web sites. O Flash 4.0, última versão do plug-in, avança para recursos mais sofisticados, como criação de jogos e clips de ação de alta qualidade, aplicação de compressão MP3 a arquivos WAV (mantendo os arquivos menores).

O técnico em informática Lúcio Ângelo, de 22 anos, desenvolve sites com a tecnologia Flash de animação em Juiz de Fora. “Aprendi a programar em Flash pelo tutorial da página do próprio Flash", explica Lúcio.

A versão 3.0 é distribuída gratuitamente (para baixar, basta acessar o site Flash Brasil). Já a versão 4.0 requer a compra da licença após o uso durante 30 dias.


Como instalar ou atualizar o Flash 4.0:

Para quem usa o browser Netscape, é preciso baixar o programa de instalação, (flash32.exe) executá-lo e depois reiniciar o browser.
Para aqueles que usam o navegador Explorer, a instalação é automática (auto install now). O nível de segurança do Explorer deve estar no Médio, caso contrário o programa não será instalado.

Endereço de download: www.macromedia.com/shockwave/download/?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash


Fontes:

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.