• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Proteja o seu micro

    Políticas de segurança deixam os computadores saudáveis e protegidos

    Luciana Mendonça
    14/08/2000

    Você é do tipo de internauta que fica cercando o micro com todos os programas de proteção, anti-vírus, anti-hacker, anti-amigo do vizinho? Muito bem! Mas ainda assim, você pode estar correndo riscos. De acordo com o engenheiro Sérgio Faria, um dos responsáveis pela segurança virtual do provedor do JFService, Artnet, muitas pessoas acham que basta instalar uma vacina de última geração no PC para ficarem protegidas dos temidos destruidores de máquinas. “Mais que isso, os usuários de computador precisam adotar o que se chama de firewall, ou políticas de segurança”, aconselha Sérgio.

    O passo mais elementar, que impede prejuízos maiores no caso de infecção por vírus, é o que ninguém quer seguir, porque requer disciplina diária: fazer backup dos arquivos. Mas, como dizem, “só Deus salva...” E mais: ter uma única cópia, em disquete, não adianta muito. Então, não se esqueça: se uma cópia for salva em um disco velho ou danificado e os originais se perderem, adeus trabalho da faculdade, planilha de custos da empresa, foto digital da vovó no Natal passado... “Salve seus arquivos em, pelo menos, três discos: avô, pai e filho.” Esta é a dica número um do engenheiro da Artnet.

    Outra dica básica: assegure-se de que todos os que utilizam o computador na sua casa estão conscientes de suas obrigações. “A contaminação não acontece somente através de mensagens de e-mail, mas também de disquetes infectados. Se o colega do seu filho traz um joguinho em disquete para brincar no PC, antes é preciso se certificar de que o programa não traz um cavalo-de-tróia, por exemplo”, explica Sérgio Faria.

    Informação e disposição parecem ser as duas palavras-chave para evitar que seu computador pessoal tenha problemas com vírus e outros bichos. A menos que você desligue o micro da tomada e volte aos tempos do papel e caneta.

    Informe-se:



    O que é firewall?
    Chama-se firewall o conjunto de procedimentos e vistorias, acrescidos da utilização de softwares e equipamentos, como filtros, que impedem a execução de algumas tarefas indesejadas e autorizam que outras realizem-se automaticamente, para a segurança de um ou mais computadores, ligados ou não em rede. Há programas de firewall pessoais, que podem ser configurados no Windows, para bloquear ataques a portas perigosas e alertar para a possibilidade de infecção por vírus. Um deles é encontrado no site www.aladdin.com.br/home/dwload.shtml

    O que é cavalo de tróia?
    Na linguagem informática, receber um cavalo de tróia significa instalar em seu computador um programa que contém, imbutido, um vírus que pode danificar áreas da máquina e torná-la vulnerável ao ataque de hackers. Os cavalos de tróia podem ser joguinhos, por exemplo. Eles podem transformar um computador em servidor, permitindo que pessoas não autorizadas vasculhem seus arquivos, roubem senhas e informações importantes.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.