Aluguel de im?veis

Um trote que ainda persegue veteranos

Colabora??o
Rep?rter: Ana Maria Reis
13/01/2000

Achar, logo de cara, o lugar dos seus sonhos para morar, enquanto se conclui um curso universit?rio, ? tarefa dif?cil para os estudantes que chegam a Juiz de Fora. O valor do aluguel nem sempre ? o problema. Pessoas que nunca se viram antes acabam compartilhando, dia a dia, situa?es de extrema intimidade. E, assim, passam anos, numa rotina parecida com a de um casamento e longe de ser uma lua de mel.

?As grandes brigas e discuss?es n?o s?o as piores coisas de se dividir apartamento. O dia a dia e os pequenos atritos gerados pela estreita conviv?ncia ? que estressam mais?, reclama a ?veteran?ssima? Ana Junqueira (foto acima). Jornalista formada h? um ano, ela mora em rep?blica e pens?o desde 1995, quando saiu do sul de Minas para fazer cursinho pr?-vestibular em Juiz de Fora. Atualmente, divide um apartamento de dois quartos em S?o Mateus com mais tr?s universit?rias.

?Na hora de rachar as despesas da conta do supermercado, sempre tem uma que torce o nariz?, comenta Ana, que tamb?m aponta as vantagens de se alugar im?vel com mais pessoas. ?Nosso apartamento ? bem localizado e somando os valores do aluguel, condom?nio, IPTU e luz, cada uma de n?s desembolsa R$ 130 por m?s?, comenta a jornalista.

N?o menos veterano no assunto, o estudante de R?dio e TV, Victor Hugo Menezes, vem dividindo quarto com colegas h? pouco mais de tr?s anos, numa rotina que est?, segundo ele, prestes a acabar . ?Passei uma tarde com os classificados na m?o e ,com certeza, passarei outras v?rias visitando imobili?rias?, observa, reclamando da via-crucis que ? alugar um apartamento quando o problema s?o os sistemas de contrato dispon?veis a um universit?rio, sem parentes na cidade e regi?o, ou amigos que possam servir como fiadores.

Menezes reconhece que morar com outras pessoas ? sin?nimo de casa sempre cheia, companhia para conversar e fazer programas com companhia certa. Mas quando o problema n?o ? a solid?o e, pelo contr?rio, o inverso - a falta de privacidade, n?o h? quem sinta remorso em pagar mais caro por mais sossego.

Leia mais
Dicas para uma loca??o

Novas exig?ncias de loca??o

Pens?es e hot?is

P?o com margarina

Ratos e ratazanas