Como montar uma imobili?ria

24/04/2000

O ramo imobili?rio exige do empreendedor conhecimento do mercado, disposi??o e dedica??o, atendimento diferenciado, controle das atividades dos corretores, gera??o ou levantamento de im?veis para oferecer e cuidadosa prepara??o de an?ncios. Geralmente, o hor?rio de funcionamento de uma imobili?ria ? das 8h ?s 18h,de segunda a s?bado, com plant?o aos domingos.

O conjunto de im?veis oferecido pode ser indicado pelos pr?prios propriet?rios que procuram a imobili?ria. Na realidade, a unidade para venda e aluguel tamb?m pode ser levantada pelos corretores em visitas aos pr?dios da regi?o e em conversas com zeladores ou porteiros, para identificar o que h? dispon?vel.

Outra maneira ? o contato direto com os propriet?rios de im?veis j? com placas de empresas. Quanto ?s placas colocadas nos im?veis, ? recomend?vel que sejam feitas com o nome da imobili?ria e o telefone bem vis?veis, para facilitar o contato pelos interessados. An?ncios em jornais tamb?m trazem bons resultados.

A m?o-de-obra espec?fica desse setor ? o corretor de im?veis, que dever? ter o registro no Conselho Regional de Corretores de Im?veis (Creci - www.creci-mg.com.br/). Para a abertura de empresa prestadora de servi?os, o empreendedor dever? procurar um cart?rio de registro de pessoa jur?dica, a Receita Federal e a prefeitura do munic?pio.

A imobili?ria pode at? come?ar dentro da pr?pria casa do interessado, pois n?o requer um grande espa?o ?til.
A porcentagem da corretora ap?s a venda ? de 6% do custo total do im?vel. No caso de loca?es, o primeiro aluguel fica com a imobili?ria.

Fonte: http://www.corretorimoveis.com.br/dicas5.asp