Elas dizem o que adicionar ao bookmark

Com idades e interesses variados, o p?blico feminino indica
o que h? de mais interessante na Web.

Rep?rter: Emilene Campos
03/09/99

Desde que a Internet comercial chegou ao Brasil, h? quatro anos, cada vez mais o p?blico feminino est? se rendendo aos encantos do ciberespa?o. O n?mero de mulheres que acessa a Rede quase dobrou, passando de 17% (em 1996) a 29% (em 1998), segundo a pesquisa Cad?/Ibope. Em Juiz de Fora n?o ? diferente e o recurso j? faz parte do dia-a-dia, seja para estudar, trabalhar ou se divertir.

Para Cristiane Aleixo (foto), 15 anos, a Rede ? uma forma de lazer. ? atrav?s dela que a estudante consegue informa?es sobre sua cantora predileta: Alanis Morissette. F? de carteirinha, Aleixo n?o s? navega pela WWW ? procura de novidades, como participa do canal de IRC da Alanis para trocar id?ias com suas amigas.

De posse de tanta informa??o, ela resolveu fazer uma home page sobre a cantora e aproveitou suas f?rias para colocar em pr?tica o projeto. O resultado ? a p?gina Cris Alanis Page, que traz fotos, reportagens e uma esp?cie de di?rio de bordo, contando detalhes sobre sua viagem a Londres para um dos shows de Morissette. Atualiza??o ? permanente e, para isso, ela acessa a hp oficial da cantora, j? que a cada cinco dias h? novidades na p?gina.

A m?e de Cristiane, Tereza Cristina Aleixo, 40 anos, usa a Internet com outra finalidade. Propriet?ria, h? vinte anos, de um curso de ingl?s, a Rede ? sua aliada no momento de incrementar as aulas. Para isso, ela visita sites de humor e m?sicas neste idioma e p?ginas dedicadas a professores e estudantes de ingl?s. Em Laughnet ? poss?vel ler piadas, charges e ainda treinar o ingl?s, garante. Outro site indicado por Tereza Cristina ? o Dave?s ESL Caf? on the web. Segundo ela, este ? endere?o certo para quem tem o ingl?s como segunda l?ngua.

A Net n?o ? refer?ncia s? para quem estuda outros idiomas. Ela pode ser um "poderoso" cinto de utilidades para alunos desde o pr?-prim?rio at? o curso superior. ? o caso da estudante de Direito, Camila Drumond Andrade, 18 anos, que recorre ? Web para realizar seus trabalhos de faculdade. Mas o que ela gosta de fazer na Rede n?o ? navegar, mas conversar nos canais de IRC e , se o papo estiver interessante, a conex?o pode durar at? 3 horas.

Ao contr?rio de Camila, Marisa de Azevedo Cruz Alves, 55, se sente como uma ?penetra numa festa" ao acessar salas de bate papo. A aposentada adora entrar nas malhas da www e descobrir home pages sobre literatura e filosofia. Uma de suas preferidas ? o Arte Pau Brasil Virtual. Neste endere?o, ela l? poesias e contos. Seu interese pela Internet, por?m, n?o se reduz ? navega??o. Formada em Letras, ela diz que se tivesse mais conhecimentos na ?rea de inform?tica, criaria um curso virtual de l?ngua portuguesa.

Mas, se al?m de Internet, voc? curte esoterismo deve ficar com a dica da bi?loga Ivelize Cunha Tannure, 29 anos, sobre o site Tar? Online. A bi?loga o consulta diariamente e diz que o servi?o, al?m de gratuito, ? muito bom. Mas suas navegadas n?o se limitam ao l?dico. Para se informar, ela acessa sites de editoras e universidades, como o da USP de Ribeir?o Preto, e fica por dentro das novidades na ?rea de Biologia. Sem falar da sua caixa postal que vive abarrotada de e-mail, em fun??o das quatro listas de discuss?o que assinou durante estes tr?s anos de Internet.

Outra que tamb?m conhece a Rede h? tr?s anos ? a professora de educa??o f?sica, Fl?via Neves, 38 anos. Seu site predileto ? o Mountain Zone. Al?m de informa?es sobre esporte de que ela gosta, o alpinismo, a hp traz reportagens e entrevistas sobre os mais variados esportes radicais. ? l? que encontra t?cnicas sobre escalada e dicas sobre equipamentos. Mas quando o assunto ? trabalho, a professora aponta o browser para a revista Muscle and Fitness.

E quem disse que para descobrir links interessantes ? preciso navegar h? muito tempo? A dona de casa Yara Schreiner Cavalieri, 63 anos, conhece Internet h? um m?s e destaca o site da Biblioteca Nacional. L? ? poss?vel ver desde o hor?rio de funcionamento at? fazer uma visita virtual pelas salas da Biblioteca.