Bijuterias - a hora e a vez da criatividade!

Rep?rter: Emilene Campos
04/02/2000

O estilo hippie chique tamb?m contagiou o mundo das bijuterias. Cascalhos de sementes e resinas, fragmentos de bambu, pedras de s?ndalo, metais e at? penas de pav?o fazem parte do visual de quem quer ficar em sintonia com a moda. Na tend?ncia que prima pelo inusitado, a lei ? abusar da criatividade e escolher pe?as dos mais variados tipos e tamanhos. Diferente do que aconteceu nos anos 80, quando os brincos eram as vedetes da esta??o, o ver?o 2000 valoriza o colo e os bra?os. Os colares est?o mais volumosos e as pulseiras voltaram com tudo. Multicoloridos ou em tom sobre tom, montados em cabo de a?o ou naylon, mola ou lastex. Op?es n?o faltam.

Mas essa onda para l? de ecl?tica deixa muita gente na d?vida: Como ficar na moda sem ser confundida com um destaque de escola de samba??? A resposta ? simples, diz a designer Izaura De Cnop. ?Assim como a roupa, o acess?rio deve estar em harmonia com a personalidade. ? primordial que, ao se olhar no espelho, voc? goste do que est? vendo e para que isso aconte?a tem que haver um casamento perfeito entre voc?, sua roupa e seu acess?rio?. Em s?ntese, um acess?rio que fica extravagante para voc?, pode ficar maravilhoso em outra pessoa.


A estudante Christianne Pereira Nejaim conseguiu esta proeza. Absorveu a linha hippie chique sem abrir m?o do seu estilo. ?Gosto destas pulseiras e colares, mas prefiro os tons mais claros e as formas mais delicadas?. O que n?o a impede de usar pulseiras de mola e mi?angas e as fios de el?sticos com contas pl?sticas, em nuances de rosa, azul, verde e amarelo.


Outra estudante que imprimiu sua personalidade ? nova tend?ncia ? Viviani Pereira de Massim. F? de camiseta e jeans, Viviani n?o abusa de cord?es e brincos coloridos. O que ela acha mais charmoso s?o as pulserinhas de mola. Por conta disso, ela at? retomou um h?bito da adolesc?ncia: a produ??o de bijuterias. ?Comprei mi?angas douradas para a pulseira que vou usar ? noite e azuis para a pe?a do dia-a-dia?, comenta.

?At? mulheres que sempre gostaram de j?ias e nunca usaram uma bijuteria t?m freq?entado a loja em que trabalho?, diz a designer Izaura. Ela atribui a isso a beleza das pe?as e at? a uma mudan?a de mentalidade. ?A bijuteria deixou de ser um artigo inferior. 1999 foi o ano da bijuteria e em 2000 n?o vai ser diferente?. Nem as joalherias escaparam ao hippie chique. J? ? poss?vel encontrar no com?rcio da cidade colares de ouro com p?rolas salpicadas.

LEIA TAMB?M

Entre mi?angas, penas e pedras de s?ndalo

Essa moda continua no outono inverno?

Quanto custa?