Na idade da loba
Elas revelam suas experientes dicas de beleza

Luciana Mendon?a
11/04/2000

A gen?tica pode ser favor?vel ? natureza de muitas mulheres, mas n?o h? beleza que resista ao tempo se n?o for bem cuidada. Para as ricas e famosas, as revistas femininas n?o se cansam de exibir f?rmulas milion?rias que combinam cosm?ticos revolucion?rios, cirurgias pl?sticas e muita maquilagem. Mas para alegria das ?pobres mortais?, estas f?rmulas n?o s?o o ?nico meio de se chegar ? idade adulta com o vigor da mocidade. H?bitos de vida saud?veis, bom humor e uma meia d?zia de segredinhos especiais podem prolongar a juventude por muitos anos. ? o que garantem as personagens entrevistadas pelo JFService. Confira:

Quem diria que a bela mulher da foto abaixo tem 59 anos? Mas esta ? mesmo a idade de Maria Tereza Alvin Ballesteros, empres?ria aposentada, m?e e av?:

    ?Minhas dicas de beleza s?o muito simples, mas d?o um pouco de trabalho. Eu tenho h?bitos bem met?dicos para a alimenta??o, quase n?o como carne, n?o como doces e como bastante verduras. N?o bebo nem fumo. Durmo sempre cedo. N?o uso cremes nem nenhum produto cosm?tico, pois sou al?rgica. Uso apenas bucha vegetal no rosto, para retirar as c?lulas mortas da pele. Bebo muita ?gua. Ter o humor male?vel ? muito importante. Sou uma pessoa que procura estar sempre tranq?ila, sem estresse. Talvez o tratamento m?dico que fa?o com horm?nios retarde o envelhecimento, mas n?o tenho como negar que a gen?tica est? ao meu lado.?

A representante de massas Ana Molinare (foto ao lado) tem 48 anos, ? casada e tem quatro filhos. Seu dia-a-dia ? corrido, mas ela n?o dispensa as caminhadas e as partidas de voley de areia:

    ?O esporte me d? a energia que preciso para me manter jovem. Os exerc?cios f?sicos me deixam de bom humor. Meu conselho ? rir muito para n?o envelhecer nunca. Boa alimenta??o ? fundamental. N?o como carne vermelha, s? legumes, verduras e frutas e uso poucos derivados do leite. A vaidade tamb?m faz bem: vou sempre ao sal?o de beleza dar uma arrumadinha no visual. Para a pele, uso cremes de rejuvenecimento anti-sinais.?



Protetor solar todos os dias e nada de sol ? a receita da vendedora Simone Lopes Ghetti (foto ao lado), de 42 anos:

    ?O sol mancha a pele. ? importante reaplicar o filtro v?rias vezes ao dia. Dormir de maquiagem, jamais. Lavo bem o rosto com sabonete neutro e uso hidratantes, mas nada sem a receita de um dermatologista. Quanto aos cosm?ticos e maquiagens, prefiro os nacionais, porque s?o pr?prios para o clima tropical.?


Os cuidados com o corpo n?o s?o uma atitude ?nica de quem j? fez 40 anos, mas um h?bito constante, que come?a na adolesc?ncia. A Miss Brasil 2000, Daniele Moraes, apesar de ter apenas 18 anos, j? se preocupa em preservar a juventude e d? as suas dicas:

    ?N?o bebo refrigerantes, procuro me alimentar bem, bebo bastante ?gua e fa?o alongamento e muscula??o na academia de gin?stica.?



Para quem se interessa por informa?es sobre a vida depois dos 50 anos, a ?ltima dica do JFService ? o site www.maisde50.com.br