Na idade da loba
Elas revelam suas experientes dicas de beleza

Luciana Mendonça
11/04/2000

A genética pode ser favorável à natureza de muitas mulheres, mas não há beleza que resista ao tempo se não for bem cuidada. Para as ricas e famosas, as revistas femininas não se cansam de exibir fórmulas milionárias que combinam cosméticos revolucionários, cirurgias plásticas e muita maquilagem. Mas para alegria das “pobres mortais”, estas fórmulas não são o único meio de se chegar à idade adulta com o vigor da mocidade. Hábitos de vida saudáveis, bom humor e uma meia dúzia de segredinhos especiais podem prolongar a juventude por muitos anos. É o que garantem as personagens entrevistadas pelo JFService. Confira:

Quem diria que a bela mulher da foto abaixo tem 59 anos? Mas esta é mesmo a idade de Maria Tereza Alvin Ballesteros, empresária aposentada, mãe e avó:

    “Minhas dicas de beleza são muito simples, mas dão um pouco de trabalho. Eu tenho hábitos bem metódicos para a alimentação, quase não como carne, não como doces e como bastante verduras. Não bebo nem fumo. Durmo sempre cedo. Não uso cremes nem nenhum produto cosmético, pois sou alérgica. Uso apenas bucha vegetal no rosto, para retirar as células mortas da pele. Bebo muita água. Ter o humor maleável é muito importante. Sou uma pessoa que procura estar sempre tranqüila, sem estresse. Talvez o tratamento médico que faço com hormônios retarde o envelhecimento, mas não tenho como negar que a genética está ao meu lado.”

A representante de massas Ana Molinare (foto ao lado) tem 48 anos, é casada e tem quatro filhos. Seu dia-a-dia é corrido, mas ela não dispensa as caminhadas e as partidas de voley de areia:
    “O esporte me dá a energia que preciso para me manter jovem. Os exercícios físicos me deixam de bom humor. Meu conselho é rir muito para não envelhecer nunca. Boa alimentação é fundamental. Não como carne vermelha, só legumes, verduras e frutas e uso poucos derivados do leite. A vaidade também faz bem: vou sempre ao salão de beleza dar uma arrumadinha no visual. Para a pele, uso cremes de rejuvenecimento anti-sinais.”



Protetor solar todos os dias e nada de sol é a receita da vendedora Simone Lopes Ghetti (foto ao lado), de 42 anos:

    “O sol mancha a pele. É importante reaplicar o filtro várias vezes ao dia. Dormir de maquiagem, jamais. Lavo bem o rosto com sabonete neutro e uso hidratantes, mas nada sem a receita de um dermatologista. Quanto aos cosméticos e maquiagens, prefiro os nacionais, porque são próprios para o clima tropical.”


Os cuidados com o corpo não são uma atitude única de quem já fez 40 anos, mas um hábito constante, que começa na adolescência. A Miss Brasil 2000, Daniele Moraes, apesar de ter apenas 18 anos, já se preocupa em preservar a juventude e dá as suas dicas:

    “Não bebo refrigerantes, procuro me alimentar bem, bebo bastante água e faço alongamento e musculação na academia de ginástica.”



Para quem se interessa por informações sobre a vida depois dos 50 anos, a última dica do JFService é o site www.maisde50.com.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.