Confiss?es de adolescentes

13/07/99

Eles se divertem nas festas e shows dando muitos beijos na boca, em parceiros diferentes, no estilo rel?mpago. Os adolescentes descobriram que n?o ter compromisso ? a melhor op??o e, cada vez mais, est?o preferindo ficar com v?rias pessoas ao inv?s de uma s?. "J? fiquei com tr?s numa noite?, diz Roberta*, 13 anos.

?Sempre vou a festas na casa de algu?m, de um amigo. N?o ? um hi-fi, porque hi-fi ? rid?culo, ultrapassado?, explica Rafaela, do alto de seus 13 anos. Esta ? uma fase de descoberta, de identifica??o com o grupo, onde o que prevalece ? a quest?o da quantidade e n?o da qualidade. Os psic?logos dizem que os pais n?o precisam se preocupar; ? apenas uma fase de afirma??o. ?Pode haver problema quando a fam?lia n?o se interessa pelos namoricos dos filhos. Existem pais que t?m estrutura para passar seguran?a e apoio, mas outros se igualam aos filhos, na medida que possuem muitos parceiros e n?o conseguem controlar seus pr?prios relacionamentos?, alerta a psic?loga Eveline F?vero do Instituto Freud. ?Meus pais n?o sabem de nada, nunca conto?, completa Rafaela.

Roberta tem muita experi?ncia em relacionamentos curtos. No Col?gio Jesu?tas, ? refer?ncia para os amigos que a acham meio atirada. ?Prefiro ficar. Com o ?ficante? ? sem compromisso. Fico com meninos mais velhos?. A qu?mica desse tipo de relacionamento ? muito r?pida: ?Eu estou dan?ando e o garoto chega. Ele n?o sabe que eu j? fiquei com outro. Come?amos a conversar e a? rola. ?s vezes, fico uns dez minutos e largo o garoto?, conta Roberta.

Fidelidade amea?ada
H? aqueles que acreditam na rela??o com apenas uma pessoa. ?Se voc? quiser namorar, tudo bem. Pode-se aproveitar namorando. Porque a maioria das meninas s? querem saber de ficar. Muito por influ?ncia das amigas?, enfatiza Camila, 13 anos. Com os meninos, a coisa n?o ? muito diferente. Jo?o, 15 anos, tem uma namorada, mas antes de come?ar o namoro ia muito no German Village para ?paquerar e agarrar? as garotas. ?Sa?a com uns cinco amigos, ficava com as meninas, mas nem me lembro de quantas por noite, umas tr?s, acho?. Agora est? com Let?cia, 14 anos, que tamb?m parou de ficar com outros meninos. ?N?o tem nada a ver, s? que prefiro namorar?. Felipe, 13 anos, se contradiz ao dizer que o importante ? ficar, mas s? com uma pessoa. Logo depois, declara que mais tarde vai chegar a hora de ter um compromisso e, por enquanto, tem que aproveitar.

Pais e filhos
?Acho que minha filha n?o est? preparada para sair sozinha. Para ficar at? mais tarde na rua, s? quando est? com a irm? mais velha?, considera Catarina Santana, 45 anos, m?e de Marina Santana, 13 anos. O ideal ? que os pais n?o pensem que os filhos ser?o sempre crian?as, mas tamb?m n?o abram muito espa?o para existir abuso?, aconselha a psic?loga.

* Os nomes foram trocados por solicita??o das fontes.

Colabora??o: Marina Domingos,
estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Comunica??o
da UFJF.