Pais e alunos querem mudanças no PISM

Por

UFJF n?o vai reclassificar alunos do Pism
Pais e alunos querem reuni?o com o Conselho Superior da UFJF

Ana Let?cia Sales
11/03/03

A reitora, Margarida Salom?o, reuniu a imprensa, nesta ter?a-feira, dia 11 de mar?o, em uma coletiva para anunciar a posi??o da UFJF frente ?s quest?es propostas pelo conselho formado por pais e alunos que desejam mudan?as na f?rmula que decide o resultado final do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). De acordo com um documento distribu?do pela comiss?o de pais e alunos, a aplica??o do M?todo de Equival?ncia foi realizado de maneira contr?ria ao edital. Para certificar esta hip?tese, eles contraram um profissional e mostraram que a f?rmula usada atualmente possui distor?es e deve ser reavaliada.

O Pism ? um programa recente, implantado em 2000, cujo o objetivo ? garantir uma avalia??o gradual, sistem?tica e seriada dos alunos do Ensino M?dio, atrav?s de provas realizadas em tr?s m?dulos, um ao final de cada s?rie. Para a nota final, uma f?rmula calcula as notas tiradas pelo aluno em cada conte?do. Os pais contestam a f?rmula alegando que ela deveria ser aplicada na nota total.

Mudan?as nas regras

A reitora afirma que essa comiss?o deveria ter pedido a mudan?a na avalia??o antes que o edital sa?sse. "Quando o edital saiu, ningu?m criticou de forma alguma o que estava descrito nele. Depois que eles j? 'entraram no jogo' fica imposs?vel mudar as regras", diz Margarida.

Ela explica que para o ano de 2004 ser?o realizadas algumas modifica?es no ingresso dos candidatos ao Pism. "A partir do ano que vem as provas do Pism ter?o quest?es discursivas e objetivas, j? as provas do Vestibular ter?o somente quest?es discursivas", explica. Margarida Salom?o tamb?m j? conversou com a comiss?o de pais e alunos que desejam enviar uma proposta de modifica??o da f?rmula para o Conselho Superior da Universidade. A reitora afirma que far? o poss?vel para marcar a entrevista. "Acredito que eles querem fazer suas vozes serem ouvidas, o que eu respeito", acrescenta.

Processo de exclus?o

Margarida colocou ainda a afirma??o de que o processo seletivo das universidades de todo o pa?s, na verdade, ? um "processo de exclus?o social", j? que a maioria dos candidatos n?o vai conseguir uma vaga. "Este ano foram mais de 25 mil candidatos. Tanto o Vestibular, quanto o Pism n?o s?o processos apreciados, mas n?o deixam de ser justos", diz.

A reitora lembra ainda que a f?rmula do Pism j? havia sido aplicada no ano passado e n?o houve nenhum questionamento quanto ao m?todo utilizado. "O conselho de pais e alunos deseja uma reclassifica??o, mas isso ser? praticamente imposs?vel", alerta.

Para a UFJF n?o h? d?vidas sobre o cumprimento das normas do processo. Mas, de acordo com Margarida Salom?o, em respeito aos pais e aos alunos que prestaram o Pism, o Conselho Superior da Universidade ir? ouv?-los e deve dar seu parecer at? o fim desta semana.