O conforto dita
a moda ?ntima nesse inverno

13/07/99

Ao contr?rio do que se possa imaginar, o tamanho das roupas ?ntimas n?o muda do ver?o para o inverno. Apesar de n?o haver esta?es bem definidas, podemos identificar tend?ncias como cores e tecidos.

A comerciante T?nia Sfair, especializada no ramo de lingerie, diz que os novos tecidos, que aparecem nas ?ltimas cole?es, s?o o veludo, o modal e, em geral, tecidos associados a lycra. ?A mulher est? procurando mais conforto que beleza. Esta ? a moda. Por isto, cole?es como a Sloggi da Triumph est?o fazendo sucesso.? Outro fator importante ? o pre?o. Enquanto uma calcinha Sloggi sai por cerca de R$ 6,90, outra mais trabalhada, confeccionada com tecidos importados e rendados como a da foto, pode sair por at? R$40,00 (pre?os pesquisados dia 09/07/99).

As lojistas ainda apontam: os suti?s voltaram ao in?cio da d?cada de 80. Armados, eles imitam o estilo Madona, modelando os seios. A roupa ?ntima tamb?m sofreu a influ?ncia da Tiazinha: as mulheres est?o ousadas e mostrando mais a sua lingerie, afirma T?nia. ?Por isto, no inverno, por baixo do blazer, vai ter muito corpete e corselete ? mostra.?

Como a lingerie imita os tons da moda inverno, saem os marrons e entram os tons de cinza e os eternos pretos. ?ngela Abra?o Soares, outra dona de lojas de lingerie da cidade, afirma que a mulher sempre adapta sua roupa ?ntima ? moda da esta??o. ?A transpar?ncia, por exemplo, pede lingerie do mesmo tom.? Mas o inverno n?o traz roupas ?ntimas maiores, ?pois a principal fun??o dela n?o ? esquentar.? Quem costuma usar tanguinhas ou biquinis continua comprando os mesmos produtos.

Um detalhe a se valorizar ? a procura pela tecnologia na confec??o dos tecidos. Microfibra com algod?o, tecidos naturais e adapatdos para o nosso clima s?o algumas dessas novidades. O micromodal, por exemplo, utilizado pela Triumph, absorve 50% a mais de umidade que o algod?o. Isto tamb?m d? mais durabilidade e um toque mais macio que os tecidos convencionais. A renda tamb?m est? se aprimorando, afirma ?ngela. ?Est? mais macia com a adi??o de lycra tactel.?

Para fazer uma r?pida pesquisa de estilos e pre?os, voc? pode ir ? p?gina www.lingerie.com.br. L? est?o as principais marcas brasileiras, com alguns produtos de cada uma, fotos e pre?os.

Colabora??o: Luciana Lima,
estudante do 6? per?odo
da faculdade de Comunica??o Social
da UFJF