As tend?ncias primavera - ver?o 99/2000

25/08/99

A moda primavera - ver?o 99/2000 vem cheia de novas tend?ncias. Navegando na Internet, podemos notar que a proposta ? o retorno triunfal do romantismo e da feminilidade. A mulher do fim do s?culo dita sua pr?pria moda: praticidade, eleg?ncia, conforto e liberdade. Veja o que est? saindo em S?o Paulo.

Dando uma voltinha pelos lan?amentos de tecidos da 38? edi??o da Feira de Tecelagem, podemos ter uma id?ia do que vem por a?. Os anos 70 continuam influenciando a moda, trazendo de volta as estampas em cores fortes e os tecidos naturais como o linho, a juta e os algod?es. Mas as misturas sint?ticas marcam a virada do s?culo, com novidades no toque e nas texturas.

Em destaque: estampas florais, psicod?licas, coloridas, jeans escuros, transpar?ncias, tecidos amassados, linhos, tactel, entre outros. A feira conta com a participa??o de tecelagens como a Vicunha, Santanense e a Tecelagem Brasil.

J? a Fenit/Fenatec trouxe o Studio Edelkoort franc?s, com palestras e audiovisuais que analisam as tend?ncias atuais e futuras das cores para o setor t?xtil. Para o ano 2000, a tend?ncia ? uma corrente minimalista, baseada na calma e na paz. Na cartela de cores, o ver?o 2000 tem cinco ambi?ncias: Fibra (tonalidades naturais, delav?s, cores do campo em materiais como o rami, linho, c?nhamo); o Frescor (cores de enxoval de beb?, lisos, xadrez, vichy, anarruga); Fun??o (misturas crom?ticas dos cinzas das areias vulc?nicas e do min?rio de ferro); Folclore (rosas ?tnicos, vibrantes, festivos evoluindo para as cores das orqu?deas e corais); Loucura (sombras densas do azul-noturno aos verdes profundos e bord?s org?nicos).

E a cidade entrou em ritmo de festa com os desfiles do Morumbi Fashion. O ver?o 99/2000 mostrou cores fortes, desestruturas combinadas e muita aud?cia nos novos tecidos. O corpo continua o centro da refer?ncia da moda. Sensualidade, no Morumbi Fashion foi sin?nimo de transpar?ncias, de roupas ajustadas ? silhueta e de recortes irreverentes. Algumas figurinhas se repetiram, como: jeans em cores escuras, saias na altura do joelho e estampas religiosas. Como tem a participa??o de confec?es que podem seguir linhas bem diferentes, o Morumbi Fashion agrada a gregos e baianos. Entre as principais marcas est?o: Ellus, I?dice, Zoomp, Equil?brio, M. Officer, Forum, Zapping entre outras.

Para dar uma olhada no resumo do Morumbi Fashion, v? ao endere?o http://www.moda.com.br/info/priver.php.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF