"Funeral" termina na delegacia Manifesta??o contra o aumento da passagem simula enterro de Bejani. Homens agridem estudantes e s?o detidos

Fernanda Leonel
Rep?rter
15/03/2007

A sexta manifesta??o contra o aumento da passagem de ?nibus urbano, em Juiz de Fora, acabou mudando o itiner?rio do protesto.

A id?ia era percorrer as principais ruas do centro da cidade, simulando uma esp?cie de "enterro" do prefeito Alberto Bejani. O que os manifestantes n?o contavam eram que fatos iam fazer o protesto ir parar na delegacia em Santa Terezinha.

Isso porque, por volta de 14h, o grupo que carregava o "caix?o" que trazia o boneco representando o prefeito, foi agredido por quatro homens.

Segundo relato do coordenador do Diret?rio Central dos Estudantes (DCE), Fabr?cio Linhares, o grupo foi abordado por pessoas classificadas por ele como "fortes", de estatura m?dia, que quebraram o caix?o e afirmaram que n?o permitiriam que o ato acontecesse.

"Agora temos que ir at? ? delegacia, manifestando, para descobrir quem foi que pagou para esse povo vir at? aqui e nos agredir. Eles acham que ganharam, mas perderam, e feio. N?s j? arrumamos o caix?o de novo e s? ganhamos adeptos nessa causa cada vez que acontece um ato sem explica??o como esse. Primeiro, a Pol?cia Militar nos agride em frente a prefeitura, agora esses homens", comentou o coordenador do DCE.

foto de manifesta??o dos estudantes foto de manifesta??o dos estudantes

Depois da agress?o, os quatro homens fugiram, mas dois deles foram alcan?ados por estudantes que participavam do protesto. De volta para ? Rua Santo Ant?nio, a Pol?cia foi acionada e acabou prendendo os dois homens que estavam nas m?os dos estudantes.

foto de manifesta??o dos estudantes foto de manifesta??o dos estudantes

Segundo informa?es do Tenente William, os homens foram presos em raz?o da agress?o e tamb?m porque ? garantia de qualquer cidad?o manifestar sua opini?o, desde que n?o traga danos a ningu?m. Depois da apreens?o dos dois agressores ainda n?o identificados, os estudantes desceram pela Avenida Bar?o do Rio Branco, em dire??o ? delegacia.

foto de manifesta??o dos estudantes foto de manifesta??o dos estudantes
No final da tarde, a assessoria de imprensa da Pol?cia Civil informou que os dois homens detidos durante a manifesta??o j? haviam sido liberados. Eles teriam sido encaminahdo ao juizado especial para que fosse feito um termo circunstancial de ocorr?ncia (TCO) e marcada uma audi?ncia..

Ao contr?rio do que pediam os estudantes, que o delegado n?o ouviu os agressores para detectar um poss?vel "madato" para a a??o, em raz?o do um procedimento de TCO: delitos desse porte, n?o precisam de inqu?rito. Em caso de acusa??o, a pena alternativa ? aplicada.