Artigo - CAMPE:

O Poder do Marketing de Rede


O Poder do Marketing de Rede

20/04/99

Essencialmente, o marketing de rede ? uma forma de vender produtos e servi?os diretamente aos consumidores sem intermedi?rios e sem os custos das gigantescas campanhas publicit?rias, por meio de uma estrutura disposta em camadas de distribuidores independentes. Por ser um m?todo de marketing em que estes distribuidores independentes, al?m de poderem vender, podem tamb?m patrocinar outros distribuidores independentes e obter comiss?es de vendas efetuadas por estes , cria-se uma organiza??o de distribuidores independentes que pode multiplicar de forma exponencial as suas comiss?es de vendas.Al?m disso, estes distribuidores independentes continuam a vender e patrocinar por longo tempo mesmo que seu patrocinador resolva parar as atividades.

? preciso trabalho ?rduo, esfor?o persistente para construir uma grande organiza??o, no entanto algumas vantagens essenciais do marketing de rede s?o imediatamente percebidas, n?o importando qu?o pequena ou pouco lucrativa ainda ela seja, pois j? possibilita resultados significativos atrav?s de uma a??o m?nima.

O universo corporativo j? sofreu alguns s?rios reveses nas m?os dos profissionais de MMN ou Marketing Multin?vel, como tamb?m ? conhecido o Marketing de Rede.

Em 1987, a AT&T parecia invenc?vel, mas, apenas cinco anos depois, o poderoso monop?lio tinha transferido colossais 15% de sua cota de mercado de liga?es interurbanas para a MCI e a US Sprint. O que ? que essas duas novatas tinham em comum? Ambas usaram o Marketing de Rede para comercializar seus servi?os.

Mercado ap?s mercado, os profissionais de MMN est?o se infiltrando nas 500 maiores da Fortune. Muitas das maiores empresas multinacionais j? decidiram, sem alarde, que ? melhor se adaptar aos novos tempos do que remar contra a mar?. A Colgate-Palmolive, a Gillette e a Coca-Cola est?o entre as que lan?aram programas pilotos de MMN em algumas categorias de produtos. Duas das maiores organiza?es de vendas diretas, a Avon e Fuller Brush, adotaram programas de Marketing de Rede depois de terem perdido muitos de seus melhores elementos para concorrentes do marketing de rede.

O Marketing de Rede est? crescendo de forma t?o r?pida ao redor do mundo, que ? imposs?vel manter os dados atualizados. Por?m, segundo Neil Offen, presidente da Direct Selling Association, que estabelece as regras de ouro nas pr?ticas de neg?cios e que cuida da ?tica na ind?stria do MMN, estima que, no ano passado, as vendas do mundo atingiram US$90 bilh?es, um acr?scimo de 14% sobre o ano anterior, envolvendo 27 milh?es de pessoas, com cerca de 350.000 pessoas tornando-se distribuidores de uma companhia de Marketing de Rede a cada semana.


Os Cinco Princ?pios B?sicos

  1. Comprometa-se com o sucesso.
    Antes de iniciar qualquer neg?cio, voc? precisa comprometer-se com o sucesso. Se voc? pensa em fazer algo s? para experimentar, N?O ENTRE NESTE NEG?CIO. Se voc? realmente deseja ter sucesso, ent?o este ? o neg?cio para a sua independ?ncia financeira.

  2. Conhe?a bem os produtos que voc? comercializa.
    Se voc? n?o estiver familiarizado com os produtos fornecidos pela sua companhia de marketing de rede, n?o h? como represent?-los. Voc? precisa ser um produto de seus produtos, portanto use-os com freq??ncia.

  3. Acredite no neg?cio e na sua companhia.
    O primeiro passo a dar ? voc? ter convic??o que o marketing de rede funciona e voc? pode faz?-lo.
    Voc? precisa tamb?m acreditar na companhia que voc? escolheu para representar. Pesquise com cuidado todos os aspectos da sua companhia antes de cadastrar-se. Verifique quem s?o os dirigentes, a situa??o econ?mica, tempo e em que pa?ses atua, o plano de vendas, o plano de compensa??o, treinamento, participe de reuni?es e fale com as pessoas que j? est?o no neg?cio.

  4. Aprenda a fazer com a pessoa certa.
    Compreenda os neg?cios de sua companhia, fixe suas metas e comece a procurar a(s) pessoa(s) certa(s) na sua linha de patroc?nio que vai orient?-lo para fazer a coisa certa para alcan?ar o seu objetivo. Estabele?a um plano de trabalho.
    Mas lembre-se: para ter sucesso voc? precisa assumir a responsabilidade e a iniciativa nas a?es que lhe couberem. O importante ? come?ar, cada a??o que voc? fizer pode dar in?cio a resultados maci?os.

  5. Ajude as pessoas com quem voc? compartilhou o seu neg?cio.
    N?o esque?a que a sua organiza??o ? formada por pessoaS. N?o tente modific?-las ou pression?-las, simplesmente ajude-as entendendo as suas necessidades e seus objetivos. Cada pessoa tem o seu "tempo". O constante follow-up ajudar? a manter a motiva??o.


Vantagens do MMN - Marketing Multin?vel

Muitas s?o as vantagens do MMN. Entre elas, est? a possibilidade de desenvolver o seu pr?prio neg?cio, sem altos investimentos que seriam necess?rios em um neg?cio tradicional (escrit?rio, estoque, empregados, etc.), com total independ?ncia, pois n?o h? v?nculo empregat?cio com a sua companhia de marketing de rede. Al?m disso, voc? pode escolher dedicar apenas algumas horas a seu neg?cio, ou trabalhar em tempo integral. Tamb?m os ganhos s?o determinados pelo seu pr?prio esfor?o, sem limite de crescimento de suas atividades e, uma vez iniciada a forma??o de sua rede, poder? usufruir do poder do marketing de rede gozando do benef?cio da renda residual, ou seja, a renda que continua a chegar, quer voc? esteja ou n?o trabalhando.

Claro que ? preciso muito trabalho, seriedade e anos de dedica??o cont?nua para construir uma rede t?o grande e auto sustent?vel. No entanto, seguindo a orienta??o de seus patrocinadores que almejam seu sucesso e fazendo o trabalho certo, s?o pouqu?ssimas as outras alternativas que possam recompensar mais do que o marketing de rede. Numa compara??o mais pr?tica, numa grande empresa tradicional, s? tem uma pessoa ganhando como o presidente da empresa, o pr?prio presidente. No marketing de rede, no entanto, existe comprovadamente empresa que tem mais de 600 pessoas ganhando como ou mais do que presidentes de grandes empresas multinacionais, sem contar milhares de outras que t?m rendimentos menores, mas que poucas pessoas conseguem alcan?ar como assalariadas.

S?o v?rias as empresas de Marketing de Rede atuando pelo pa?s, algumas nacionais e outras internacionais. Uma boa escolha depende da sua an?lise da companhia, dos dirigentes, dos produtos, do sistema de treinamento, dos ganhos, das estrat?gias, dos mercados internacionais e do momento prop?cio para come?ar.

Para conhecer uma empresa que re?ne todas estas qualidades, ? importante observar se ela tem-se destacado na m?dia especializada, com moderno sistema, e se ? considerada a l?der da revolu??o da terceira onda do marketing de rede.


Recomenda??o de leitura

"Tudo Sobre Network Marketing" por Richard Poe
Para se conhecer o que ? realmente o Network Marketing.

"Muito Mais Sobre Network Marketing" por Richard Poe
Para se conhecer como ter sucesso no Network Marketing.



Por: Diego Magri Juste, Eduardo Rodrigues James,
Fernando Coelho Martins, Marco Aur?lio Ribeiro Fonseca

Colabora??o: CAMPE - Consultoria a M?dias e
Pequenas Empresas da Faculdade de Economia
e Administra??o da UFJF.
E-mail: campe@fea.ufjf.br