Embrapa Gado de Leite
Tecnologia para a pecu?ria brasileira

Rep?rter: Emilene Campos
01/11/99

Uma refer?ncia nacional em tecnologia para o desenvolvimento da pecu?ria leiteira. Esta ? a Embrapa Gado de Leite, que tem sede em Juiz de Fora e fez seu vig?simo terceiro anivers?rio este ano. A Empresa, vinculada ao Minist?rio da Agricultura e do Abastecimento, desenvolve v?rios servi?os que v?o desde cursos at? a publica??o de livros na ?rea do agroneg?cio. A unidade ? uma das 39 existentes no pa?s e a ?nica direcionada ? cadeia produtiva do leite (fornecedores de insumos, produtor rural, transporte, industrializa??o e produ??o). Os trabalhos do tamb?m chamado Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (CNPGL) incluem inova?es no cultivo em pastagens e at? fertiliza??o in vitro.

Leia mais:


O Chefe Adjunto do Centro de Comunica??o e Neg?cios, Lim?rio de Almeida Carvalho, explica que de nada adianta produzir novas metodologias e equipamentos, se eles n?o forem incorporados ao dia-a-dia do produtor. "? na pr?tica que ? poss?vel testar estas t?cnicas e averiguar se elas s?o adequadas ? realidade do campo", completa Almeida.
? por isso que, al?m da sede em Juiz de Fora, na R. Eug?nio do Nascimento, 610, a Embrapa conta com dois campos experimentais. Um funciona em Coronel Pacheco (MG) e outro em Valen?a (RJ) na Fazenda Santa M?nica. No primeiro, s?o desenvolvidas as atividades de curta dura??o e, no outro, ganham forma os projetos que exigem extensas ?reas ou grande n?mero de animais.