A ERA DA EMPREGABILIDADE

Escrito por Diego Magri Juste
Diretor de Marketing da Campe
e estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Administra??o da UFJF

15/11/99

Durante muito tempo, acreditou-se que para que um profissional tivesse uma carreira bem sucedida, seria necess?rio dedica??o, lealdade e paci?ncia para galgar degrau a degrau a hierarquia da empresa. Em troca, seu empregador lhe daria um emprego vital?cio, do "ber?o ao caix?o".

Ao mesmo tempo, cuidaria de sua carreira como se fosse uma crian?a indefesa. Pois bem, ent?o, esque?a tudo isso. De agora em diante, voc? ? o dono de sua pr?pria carreira. Ela ? um bem precioso demais para se entregar a terceiros. ? a era da empregabilidade, o conjunto de compet?ncias e habilidades necess?rias para manter sua coloca??o dentro e fora de sua empresa.

O principal mandamento dessa era ? a capacidade de gerar constantemente trabalho e remunera??o (e n?o emprego e sal?rio, como antigamente). Como em um neg?cio, voc? tem um produto, ou seja, seu talento. O mercado s?o seus empregadores. Para manter o produto atualizado, ? necess?rio um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (leia-se treinamento e informa??o). ? semelhan?a de outras empresas, precisa de marketing para vender seu produto.

Fa?a o seu. Enfim, o papel de fornecedor do trabalho nesse mundo sem empregos exige do executivo novas habilidades e compet?ncias. A fun??o da empresa nessa hist?ria ? dar condi?es para que a pessoa esteja sempre se aprimorando. A atualiza??o deve ser uma preocupa??o permanente para aqueles que querem conquistar a empregabilidade.

A leitura de livros e revistas, al?m de cursos e palestras s?o algumas das formas de se manter atualizado. Recentemente, um psic?logo americano, Daniel Goleman, fez sucesso ao definir a capacidade de controlar as pr?prias emo?es e entender o que se passa com outras pessoas, o Quociente Emocional (QE). Uma parcela do QE vem do ber?o ? intui??o, equil?brio emocional, entre outras caracter?sticas.

Mas ? poss?vel dar um ?empurr?ozinho? em dire??o a ele. A habilidade com as pessoas ? uma exig?ncia dos novos tempos. As empresas hoje n?o t?m mais estruturas r?gidas. Dezenas ou centenas de times nascem e desaparecem de acordo com essa ou aquela necessidade. Flexibilidade ? o nome do jogo. O grande desafio para os executivos est? na travessia entre o velho e o novo modelo. Abandonar os la?os de lealdade e adotar o profissionalismo. Deixar de pensar como funcion?rio e colocar-se como fornecedor de trabalho.

Colabora??o: CAMPE - Consultoria a M?dias e
Pequenas Empresas da Faculdade de Economia
e Administra??o da UFJF.
E-mail: campe@fea.ufjf.br