Artigo

Qualidade

Colaboração: Campe
10/02/2000

Afinal, o que se entende por Qualidade? A princípio, imagina-se uma filosofia que preocupa-se com o desenvolvimento de inúmeras regras e procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos. Acredita-se, também, que a Qualidade pode ser resumida através da coleção de vários certificados. No entanto, será esta a real atribuição da Qualidade?

Esta filosofia, na verdade, apresenta funções abrangentes, de extrema importância para qualquer organização. Mas, que, no entanto, até então, era implementada de forma superficial. Os profissionais de Qualidade das grandes empresas eram, na maioria, engenheiros, cientista ou estatísticos, que dominavam as tarefas técnicas, mas que não se preocupavam em auxiliar a alta direção na gestão estratégica da empresa.

Hoje, trabalhar com Qualidade representa um desafio, já que, como já foi dito, trata-se de uma função estratégica para a organização. O profissional que atuará nesta área deve ter facilidade em compreender e administrar sistemas com o intuito de desenvolver a capacidade de resolver situações conflitantes. E acima de tudo, deve tratar todas circunstâncias de forma perspicaz, para tanto deve apresentar um perfil generalista.

A filosofia da Qualidade também preocupa-se em aprimorar a cultura organizacional, conseqüentemente existe um cuidado contínuo em repassar todos os princípios desta área para a empresa como um todo. Qualidade, portanto, não sobrevive de forma isolada, mas sim interagindo com todos os departamentos de uma organização, procurando sempre promover a melhoria contínua de cada setor específico.

Por fim, será que a Qualidade não representa mais um modismo gerencial? Espera-se que não, como se pode perceber, a Qualidade busca a implementação de procedimentos que almejam a conquista de diferenciais para uma organização. Logo, deve ser vista como uma vantagem estratégica, capaz de proporcionar o sucesso de uma empresa.

CAMPE - Consultoria a Médias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administração da UFJF.
campe@fea.ufjf.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.