Artigo

Empresas Juniores

Colabora??o: Campe
08/03/2000

Ultimamente, o assunto Empresa J?nior tem deixado de ser pauta de reuni?o entre alunos e professores no meio acad?mico para ganhar outras dimens?es, principalmente tornando-se ponto de discuss?o no meio empresarial.

Para aqueles que ainda n?o t?m uma boa no??o do que v?m a ser Empresas Juniores, ? fundamental conceituar que elas s?o associa?es civis sem fins lucrativos, constitu?das por alunos de gradua??o de estabelecimentos de ensino superior, com o objetivo de prestar servi?os e desenvolver projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas ?reas de atua??o, sob a supervis?o de professores e profissionais especializados.

A quest?o mais interessante est? relacionada ao fato de que estas empresas s?o geridas pelos pr?prios alunos das institui?es nas quais est?o inseridas, incentivando o esp?rito empreendedor necess?rio a qualquer profissional das v?rias ?reas de forma??o acad?mica. Outro ponto merecedor de destaque ? que estes acad?micos conseguem oferecer servi?os de qualidade ao mercado e com pre?os bem mais acess?veis se comparados ao de uma empresa profissional do mesmo ramo. Talvez esteja a? o principal motivo de diversos empres?rios mostrarem interesse em conhecer melhor este tipo de atividade, na busca de solu?es inovadoras para seus mais diversos ramos de neg?cios.

Historicamente, o movimento Empresa J?nior possui como marco o ano de 1967, com o surgimento da primeira Empresa J?nior na universidade francesa ESSEC (L?Ecole Sup?rieure des Sciences Economiques et Commerciales de Paris). Tal movimento alcan?ou elevados n?veis de desenvolvimento e profissionaliza??o em todo continente europeu, tendo como reflexo o fortalecimento do Movimento Empresa J?nior, recebendo cada vez mais incentivos das universidades e do mercado.

Principalmente a partir de 1986, este processo de internacionaliza??o se intensificou, alcan?ando pa?ses como Portugal, Espanha, It?lia, Inglaterra, Holanda, Su??a, Alemanha e finalmente o Brasil em 1988, atrav?s da C?mara de Com?rcio Fran?a-Brasil.

As primeiras Empresas Juniores brasileiras surgiram na FGV (Funda??o Get?lio Vargas), FAAP (Funda??o Armando ?lvares Penteado) e na Escola Polit?cnica da USP (Universidade de S?o Paulo). Com a dissemina??o dos ideais deste movimento, houve um crescimento acelerado do n?mero de Empresas Juniores brasileiras, atingindo mais de 100 no ano de 1995.

Em Juiz de Fora, o Movimento Empresa J?nior teve como precursoras as Empresas Juniores da Faculdade de Economia e Administra??o da Universidade Federal de Juiz de Fora, que em 1994 passou a se chamar CAMPE, e da Faculdade Machado Sobrinho (MASCI ? Machado Sobrinho Consultoria Integrada), sendo criadas mais recentemente a BASE TR?S (Inform?tica) e a UNIDATA (Ci?ncias Sociais), ambas na UFJF.

Al?m dessas Empresas Juniores apresentadas, que encontram-se em pleno funcionamento, existem in?meras outras faculdades que j? manifestaram seu interesse em aderir ao Movimento Empresa J?nior. Bom para a comunidade em geral, que passa a contar com a op??o de presta??o de servi?os profissionais antes inacess?veis, principalmente a pequenos e micro empres?rios.

Colabora??o: Frederico Silva Miana
e Marcelo de Rezende Pinto.
CAMPE - Consultoria a M?dias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administra??o da UFJF.
campe@fea.ufjf.br