Artigo

Como elaborar um bom curr?culo?

Colabora??o: Campe
10/04/2000

Ao elaborar seu curr?culo, boa parte dos profissionais enfrenta um dilema bastante comum: como ressaltar as informa?es corretas, a fim de destacar-se entre os outros candidatos?

Consultores da ?rea de Recursos Humanos assinalam ser um bom ponto de partida preencher o curr?culo com um conte?do de qualidade, relatando a evolu??o de sua carreira (se voc? ? rec?m-formado, o melhor ? expor essa evolu??o em ordem crescente de data, ao contr?rio do que se aconselha para o profissional com mais tempo de carreira). Al?m disso, ? importante ser estrat?gico ao ressaltar logo no in?cio o que pode oferecer de melhor, prendendo, assim, a aten??o do selecionador.

Uma dica dada, mas quase nunca seguida, ? relacionar os resultados que sua atua??o trouxe para a empresa, fornecendo informa?es e indicadores que assinalem o impacto das melhorias que essa proporcionou.

Uma boa apresenta??o ? fundamental, j? que indica que o profissional sabe direcionar bem sua carreira. Procure elaborar um curr?culo sint?tico e bem distribu?do, que forne?a dados relacionados ao cargo desejado. ? necess?rio que o recrutador tenha possibilidade de concluir se aquele ? ou n?o o candidato ideal.

Para enriquecer o seu curr?culo, ? v?lido demonstrar conhecimento do mercado em que atua, citando, sempre que poss?vel, experi?ncias internacionais. Busque demonstrar sua facilidade em lidar com pessoas, exemplificando-a com projetos desenvolvidos em equipe.

Se voc? acabou de se formar, uma boa alternativa ? relatar fatos de sua vida acad?mica, como a atua??o na empresa j?nior da faculdade e todas as atividades que possam demonstrar seu interesse em se aprimorar.

Colabora??o:
Departamento de Recursos Humanos
- CAMPE - Consultoria a M?dias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administra??o da UFJF.
campe@fea.ufjf.br