Artigo

Como elaborar um bom currículo?

Colaboração: Campe
10/04/2000

Ao elaborar seu currículo, boa parte dos profissionais enfrenta um dilema bastante comum: como ressaltar as informações corretas, a fim de destacar-se entre os outros candidatos?

Consultores da área de Recursos Humanos assinalam ser um bom ponto de partida preencher o currículo com um conteúdo de qualidade, relatando a evolução de sua carreira (se você é recém-formado, o melhor é expor essa evolução em ordem crescente de data, ao contrário do que se aconselha para o profissional com mais tempo de carreira). Além disso, é importante ser estratégico ao ressaltar logo no início o que pode oferecer de melhor, prendendo, assim, a atenção do selecionador.

Uma dica dada, mas quase nunca seguida, é relacionar os resultados que sua atuação trouxe para a empresa, fornecendo informações e indicadores que assinalem o impacto das melhorias que essa proporcionou.

Uma boa apresentação é fundamental, já que indica que o profissional sabe direcionar bem sua carreira. Procure elaborar um currículo sintético e bem distribuído, que forneça dados relacionados ao cargo desejado. É necessário que o recrutador tenha possibilidade de concluir se aquele é ou não o candidato ideal.

Para enriquecer o seu currículo, é válido demonstrar conhecimento do mercado em que atua, citando, sempre que possível, experiências internacionais. Busque demonstrar sua facilidade em lidar com pessoas, exemplificando-a com projetos desenvolvidos em equipe.

Se você acabou de se formar, uma boa alternativa é relatar fatos de sua vida acadêmica, como a atuação na empresa júnior da faculdade e todas as atividades que possam demonstrar seu interesse em se aprimorar.

Colaboração:
Departamento de Recursos Humanos
- CAMPE - Consultoria a Médias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administração da UFJF.
campe@fea.ufjf.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.