O custo do dinheiro no Brasil

Colabora??o: Campe
08/05/2000

Por que no Brasil, ao contr?rio do que ocorre no resto do mundo e do que sugerem os princ?pios da matem?tica, existe uma diferen?a t?o brutal entre os juros que voc? recebe quando faz uma aplica??o financeira e os juros que voc? paga quando tem um cr?dito a saldar?

Afinal, por que o BACEN, Banco Central, corta em dois ter?os a taxa b?sica de juro e o cr?dito n?o fica mais barato para o consumidor final? Enfim, por que o dinheiro ? t?o caro no Brasil?

A come?ar pelo princ?pio, o dinheiro ? como qualquer outra mercadoria, ele tem pre?o e estes pre?os s?o os juros. Isto significa dizer que quem tem mais dinheiro do que precisa o aluga para outra pessoa e, se ao contr?rio, uma pessoa precisa de mais dinheiro do que disp?e, esta usa dinheiro de outra pessoa e paga um aluguel. Esse aluguel s?o os juros.

No caso espec?fico do Brasil, o dinheiro ? mais caro simplesmente porque a procura por dinheiro supera em muito a sua oferta, e quem contribui para que isso aconte?a, sendo o respons?vel pela grande procura de dinheiro, ? o governo. A maneira mais t?cnica para explicar este fato ? atrav?s da an?lise da estrat?gia do governo de tirar dinheiro da economia, ou seja, na ?cunha monet?ria?. Esta ?cunha monet?ria? tem duas raz?es: o d?ficit do Estado, que exige dinheiro para ser coberto e o combate ? infla??o, que impede o governo de imprimir papel-moeda para cobri-lo. Frente ? pol?tica fiscal adotada atualmente pelo governo, chamada de pol?tica expansionista, em que o governo gasta mais do que arrecada e necessita financiar o d?ficit, mostra-se necess?ria a ado??o de uma pol?tica monet?ria contracionista (o que inclui juros altos), fazendo com que o setor privado gaste menos do que ganha e gerando assim o excesso de capital que o governo precisa para se financiar.

Para fazer esta ponte, o sistema financeiro intermedia o processo entre quem tem dinheiro dispon?vel para alugar e quem precisa alugar dinheiro. Com a insaci?vel ?fome de dinheiro? do governo, em que sobra menos dinheiro para alugar a outros poss?veis tomadores, bem como com a manuten??o dos juros nominais em alta encarecendo o dinheiro para os bancos, estes obviamente o vender?o mais caro ainda, provocando dessa forma a eleva??o em cadeia dos juros e inviabilizando as opera?es de cr?dito para os tomadores finais (indiv?duos como voc? e empresas como a que voc? trabalha).

Diferentemente do que ocorre nos outros pa?ses, os bancos n?o podem vender todo o dinheiro que compram. Eles t?m que deixar parte dos recursos que administram sob cust?dia do Banco Central. Estes dep?sitos s?o chamados dep?sitos compuls?rios e conseq?entemente impedem que os bancos emprestem dinheiro demais e que a economia se aque?a, provocando infla??o. Por?m, todo este dinheiro bloqueado nos dep?sitos compuls?rios ajuda a tirar da economia o capital que poderia financiar empresas que querem produzir mais e consumidores que querem comprar mais, alocando-o quase que exclusivamente para ?tapar os buracos? or?ament?rios do governo.

Al?m da ?cunha monet?ria?, a carga tribut?ria que incide sobre o cr?dito no pa?s ou cunha fiscal, tamb?m tem uma parcela significativa de culpa. Ao todo, o governo encarece o cr?dito no pa?s com seis impostos diferentes, enquanto que nos Estados Unidos a situa??o ? inversa e o governo incentiva o cr?dito.

A ?cunha fiscal? faz do governo, outra vez, um s?cio dos juros altos. Uma boa parte da diferen?a dos juros que o banco paga ao poupador e os que cobra dos consumidores n?o fica com o banco. ? medida que as taxas de juros baixam e as al?quotas de imposto se mant?m inalteradas, a carga tribut?ria que pesa sobre o cr?dito contribui mais e mais para encarecer o dinheiro.

Finalmente, podemos concluir que os juros no Brasil s? v?o baixar para patamares mais civilizados quando o governo ?azular? as suas contas. No entanto, o governo n?o ? o ?nico respons?vel pelo spread violent?ssimo entre a taxa do mercado interbanc?rio e taxa para o consumidor, ressaltando que, para diminuir essa dist?ncia ? e ? fundamental que ela encolha ? existem tamb?m outros fatores fora da jurisdi??o direta do governo que precisam ser atacados.

Colabora??o:
Departamento de Recursos Humanos
- CAMPE - Consultoria a M?dias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administra??o da UFJF.
campe@fea.ufjf.br