Artigo

Marketing social

Colabora??o: Campe
15/06/2000

? prov?vel que voc? j? tenha visto, no seu dia-a-dia, algum produto gerado pelo "Marketing Social" - embora seja quase certo que n?o o tenha reconhecido com esse nome, nem percebido as oportunidades que existem por tr?s dele.

Para quem quer trabalhar com marketing social, criatividade e imagina??o s?o fundamentais. Uma das vantagens do Marketing Social ? que ele n?o depende de id?ias mirabolantes para ser colocado em pr?tica. Ele visa mudar o comportamento de uma comunidade toda, criar a consci?ncia, gerar debates, levantar discuss?es. Busca a valoriza??o da cidadania e da conscientiza??o ambiental.

A id?ia mestra ? realizar a?es em que todos lucrem. A comunidade, por receber apoio para resolver uma parte de seus problemas. O profissional de marketing, que para promover o bem recebe um sal?rio, e a empresa, por ter sua imagem associada ao bem-estar comum - sobretudo num ambiente de neg?cios, como o atual, em que gerar verdadeira admira??o p?blica se torna um elemento cada vez mais importante para atrair consumidores e destacar-se da concorr?ncia.

? importante lembrar que Marketing Social n?o ? filantropia nem caridade. N?o ? trabalho volunt?rio, n?o est? ligado a entidades beneficentes e n?o se destina a apoiar institui?es de caridade.

No Brasil, o Marketing Social est? come?ando a abrir uma nova ?rea no mercado profissional, funcionando como diferencial entre as empresas. Nos Estados Unidos, em alguns casos j? ? quest?o de sobreviv?ncia. Se a companhia n?o promove nenhuma a??o desse tipo, o consumidor compra daquele que gasta parte de seu tempo e dinheiro em prol da comunidade. Isso quer dizer que as organiza?es que se preocupam apenas em oferecer um bom produto est?o perdendo terreno para o concorrente que, al?m de mercadorias ou servi?os de qualidade, desenvolve programas sociais.

Colabora??o:
Departamento de Marketing
- CAMPE - Consultoria a M?dias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administra??o da UFJF.
campe@fea.ufjf.br