Artigo

Marketing social

Colaboração: Campe
15/06/2000

É provável que você já tenha visto, no seu dia-a-dia, algum produto gerado pelo "Marketing Social" - embora seja quase certo que não o tenha reconhecido com esse nome, nem percebido as oportunidades que existem por trás dele.

Para quem quer trabalhar com marketing social, criatividade e imaginação são fundamentais. Uma das vantagens do Marketing Social é que ele não depende de idéias mirabolantes para ser colocado em prática. Ele visa mudar o comportamento de uma comunidade toda, criar a consciência, gerar debates, levantar discussões. Busca a valorização da cidadania e da conscientização ambiental.

A idéia mestra é realizar ações em que todos lucrem. A comunidade, por receber apoio para resolver uma parte de seus problemas. O profissional de marketing, que para promover o bem recebe um salário, e a empresa, por ter sua imagem associada ao bem-estar comum - sobretudo num ambiente de negócios, como o atual, em que gerar verdadeira admiração pública se torna um elemento cada vez mais importante para atrair consumidores e destacar-se da concorrência.

É importante lembrar que Marketing Social não é filantropia nem caridade. Não é trabalho voluntário, não está ligado a entidades beneficentes e não se destina a apoiar instituições de caridade.

No Brasil, o Marketing Social está começando a abrir uma nova área no mercado profissional, funcionando como diferencial entre as empresas. Nos Estados Unidos, em alguns casos já é questão de sobrevivência. Se a companhia não promove nenhuma ação desse tipo, o consumidor compra daquele que gasta parte de seu tempo e dinheiro em prol da comunidade. Isso quer dizer que as organizações que se preocupam apenas em oferecer um bom produto estão perdendo terreno para o concorrente que, além de mercadorias ou serviços de qualidade, desenvolve programas sociais.

Colaboração:
Departamento de Marketing
- CAMPE - Consultoria a Médias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administração da UFJF.
campe@fea.ufjf.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.