Artigo

Estratégias para um Marketing mais
eficiente na Era da Informação

Colaboração: Campe
19/10/2000

O atual ambiente empresarial requer das empresas um Marketing de Relacionamentos, capaz de atuar em tempo real, oferecendo maior satisfação aos seus clientes em menos tempo. Para tanto, é necessário dispor de tecnologias interativas que reduzam o tempo necessário para captar informações, tomar decisões e agir.

É preciso incluir a velocidade em sua estratégia de Marketing, devido à excepcional rapidez de respostas às expectativas do cliente, e implantá-la em todos os níveis da organização, podendo assim reagir e agir ao cliente com base no intercâmbio constante de informações sobre ele.

Dentre as estratégias que a empresa deve utilizar, está o treinamento dos funcionários, que estando comprometidos com a cultura da organização e motivados a testar novas idéias, possam atuar em tempo real com o cliente.

Estabelecer uma parceria com o cliente, também, é fundamental. Estes buscam variedade de opções, desejam informações e assistência que tornem a escolha mais fácil. Os consumidores não querem mais serem alvos de técnicas de marketing de massa, e sim, procuram serviços personalizados, onde suas preferências individuais são respeitadas.

Outra ferramenta mercadológica utilizada para buscar a satisfação dos clientes é o auto-atendimento, que torna o serviço transparente, tangível, transformando a satisfação em auto-satisfação. É importante, ressaltar, também, que os consumidores buscam em um produto, benefícios e serviços agregados, como informações, segurança e conforto.

Um sistema de comunicação eficaz na empresa, cria uma rede interna, conectando as pessoas da organização a suas informações. Ao permitir acesso livre e dinâmico às informações, podem-se romper barreiras entre divisões dentro da empresa, oferecendo-se assim vantagem competitiva para o mercado. No entanto, para que ocorra uma transição bem sucedida para o Marketing atual, é necessário adequar a empresa à essas novas atitudes e hábitos, como: investir em tecnologia, treinamento, incentivar seus funcionários, buscar estar constantemente atualizado com as necessidades de seus clientes, e acima de tudo estar preparado para atendê-los em tempo real.

Colaboração:
CAMPE - Consultoria a Médias
e Pequenas Empresas da
Faculdade de Economia e
Administração da UFJF.
www.campe.com.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.