• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    Velocidade Máxima

    Tecnologias como o ISDN prometem acelerar
    o trânsito de informações na Internet

    Repórter: Luciana Mendonça

    O grande sonho de navegadores da Internet é clicar em um endereço e a página chegar imediatamente, sem ter que esperar aqueles intermináveis segundos para cada clique. Este sonho está próximo de se tornar real com a nova tecnologia ISDN (Integrated Service Digital Network ou Serviço Integrado de Rede Digital), que está sendo testada pela Telemig em Juiz de Fora. O sistema é duas vezes mais rápido que o modem telefônico mais veloz vendido hoje no mercado.

    Em termos práticos, o ISDN é similar a uma linha telefônica e permite conectar simultaneamente diversos aparelhos além do computador, como telefone, fax e secretária eletrônica. Com uma única linha, o usuário recebe chamadas, transmitir e envia dados e até mesmo realiza videoconferências com qualidade e rapidez de imagem e som digitais.

    O interesse por esta novidade varia desde o uso residencial à utilização por pequenas, médias e grandes empresas, o que inclui o uso por provedores de acesso à Internet. Os custos para a instalação em domicílios, por exemplo, podem chegar a mil reais e, a partir daí, é cobrada uma mensalidade. Entretanto, a Telemig pensa em baratear o serviço para haver maior número de usuários. Entre as empresas que já utilizam o ISDN estão o jornal Estado de Minas, a Usiminas e a Fiat.

    Além do ISDN, outras tecnologias revolucionárias de transmissão de dados para a Internet estão sendo desenvolvidas por diversas empresas. Uma delas foi testada na Inglaterra e consiste em enviar e receber sinais digitais pela rede de eletricidade. A mesma fiação que leva energia para acender as lâmpadas da casa e esquentar os chuveiros pode transmitir a Internet com velocidade quase vinte vezes maior que a atual.

    Outra forma que vem sendo estudada nos Estados Unidos e no Brasil é a ligação da Internet por meio de sistemas de TV a cabo. A idéia das operadoras é criar um sistema mais veloz e com preços competitivos com os provedores de acesso por telefone.

    Há ainda um outro sistema em teste pela Telebahia, no Brasil, chamado ADSL. A tecnologia consiste em uma rede direta de transmissão de dados que fica conectada 24 horas à Internet e permite tráfego de vídeo e áudio em tempo real. O ADSL tem velocidade de transmissão superior ao sistema de energia elétrica, mas inferior ao de TV a cabo.

    As pesquisas em função destas diversas tecnologias avançam rapidamente, mas, até agora, o ISDN tem se mostrado a forma mais consistente e viável do mercado global. Os interessados em conhecer melhor a novidade podem acessar a página da Telemig, no endereço http://www.telemig.com.br/.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.