Velocidade M?xima

Tecnologias como o ISDN prometem acelerar
o tr?nsito de informa?es na Internet

Rep?rter: Luciana Mendon?a

O grande sonho de navegadores da Internet ? clicar em um endere?o e a p?gina chegar imediatamente, sem ter que esperar aqueles intermin?veis segundos para cada clique. Este sonho est? pr?ximo de se tornar real com a nova tecnologia ISDN (Integrated Service Digital Network ou Servi?o Integrado de Rede Digital), que est? sendo testada pela Telemig em Juiz de Fora. O sistema ? duas vezes mais r?pido que o modem telef?nico mais veloz vendido hoje no mercado.

Em termos pr?ticos, o ISDN ? similar a uma linha telef?nica e permite conectar simultaneamente diversos aparelhos al?m do computador, como telefone, fax e secret?ria eletr?nica. Com uma ?nica linha, o usu?rio recebe chamadas, transmitir e envia dados e at? mesmo realiza videoconfer?ncias com qualidade e rapidez de imagem e som digitais.

O interesse por esta novidade varia desde o uso residencial ? utiliza??o por pequenas, m?dias e grandes empresas, o que inclui o uso por provedores de acesso ? Internet. Os custos para a instala??o em domic?lios, por exemplo, podem chegar a mil reais e, a partir da?, ? cobrada uma mensalidade. Entretanto, a Telemig pensa em baratear o servi?o para haver maior n?mero de usu?rios. Entre as empresas que j? utilizam o ISDN est?o o jornal Estado de Minas, a Usiminas e a Fiat.

Al?m do ISDN, outras tecnologias revolucion?rias de transmiss?o de dados para a Internet est?o sendo desenvolvidas por diversas empresas. Uma delas foi testada na Inglaterra e consiste em enviar e receber sinais digitais pela rede de eletricidade. A mesma fia??o que leva energia para acender as l?mpadas da casa e esquentar os chuveiros pode transmitir a Internet com velocidade quase vinte vezes maior que a atual.

Outra forma que vem sendo estudada nos Estados Unidos e no Brasil ? a liga??o da Internet por meio de sistemas de TV a cabo. A id?ia das operadoras ? criar um sistema mais veloz e com pre?os competitivos com os provedores de acesso por telefone.

H? ainda um outro sistema em teste pela Telebahia, no Brasil, chamado ADSL. A tecnologia consiste em uma rede direta de transmiss?o de dados que fica conectada 24 horas ? Internet e permite tr?fego de v?deo e ?udio em tempo real. O ADSL tem velocidade de transmiss?o superior ao sistema de energia el?trica, mas inferior ao de TV a cabo.

As pesquisas em fun??o destas diversas tecnologias avan?am rapidamente, mas, at? agora, o ISDN tem se mostrado a forma mais consistente e vi?vel do mercado global. Os interessados em conhecer melhor a novidade podem acessar a p?gina da Telemig, no endere?o http://www.telemig.com.br/.