Conselho vai tra?ar Plano Estrat?gico de Juiz de Fora

Rep?rter: Luciana Mendon?a
21/08/98


O presidente do Legislativo Municipal, vereador Eduardo de Freitas, o prefeito Tarc?sio Delgado, o presidente do Conselho, Jo?o Carlos V?tor Garcia e um dos consultores do Plano, Manuel de Forn, de Barcelona, Espanha.

Tomou posse ontem, 20 de agosto, no audit?rio da Academia de Com?rcio, o Conselho da Cidade, ?rg?o m?ximo de participa??o institucional e cidad?, com a fun??o de tra?ar as linhas diretrizes do Plano Estrat?gico de Juiz de Fora. Como explicou o prefeito municipal Tarc?sio Delgado, n?o se trata de um plano de governo, mas da concep??o de um modelo de cidade que seja melhor para se viver e trabalhar.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor do Plano Estrat?gico e secret?rio municipal de Desenvolvimento Econ?mico, Jo?o Carlos V?tor Garcia, mais de 100 entidades foram convidadas a participar do Conselho, dentre empresas, associa?es de bairro, entidades religiosas e outros ?rg?os de maior representatividade na cidade. Jo?o Carlos acrescenta que o projeto prev? a realiza??o das obras planejadas atrav?s de parcerias com ?rg?os financiadores e empres?rios.

As discuss?es v?o acontecer entre um pequeno grupo e depois ser?o levadas a todos os membros do Conselho. As quest?es mais relevantes para a cidade foram agrupadas em 4 temas: atividades econ?micas, qualidade do espa?o urbano, desenvolvimento e coes?o social, identidade e cidadania.

A Prefeitura deu in?cio ao Plano Estrat?gico em 1997, com a realiza??o de um semin?rio intitulado ?A cidade como sujeito do desenvolvimento: a necessidade de uma vis?o de longo prazo?. Durante o evento, o prefeito Tarc?sio Delgado e os urbanistas Manuel de Forn, Rodrigo Lopes e Ricardo Rebou?as, consultores do Plano Estrat?gico da cidade do Rio de Janeiro, fizeram uma exposi??o sobre o que representava o plano.

Na primeira fase, foi organizada a coopera??o entre os setores p?blico e privado, atrav?s da forma??o do Cons?rcio Mantenedor e das estruturas permanentes do Plano. Paralelamente, foi criado o Comit? Executivo, respons?vel pela execu??o do processo de elabora??o do Plano.

O in?cio do processo de planejamento estrat?gico de Juiz de Fora credenciou a cidade a se filiar ao Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estrat?gico Urbano (CIDEU), associa??o que agrega 45 membros de 17 pa?ses.

Endere?os ?teis: