• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios
    Série Negócios na Internet - 1ª Edição

    Internet cria nova fronteira publicitária

    Saiba quais são as alternativas quando sua empresa
    decide anunciar um produto ou serviço na Internet

    Repórter: Luciana Mendonça
    28/08/98

    Com milhões de usuários conectando-se à Internet a cada dia, fica fácil saber o porque do interesse das empresas por anunciar seus produtos e serviços através de logomarcas, banners e mensagens comerciais em hipertexto em sites Web. As oportunidades publicitárias são inúmeras para empreendedores corporativos interessados em impulsionar seus produtos nesta nova mídia. Alguns serviços de marketing são gratuitos, enquanto outros são pagos. Quando o empresário tem um site Web, existe uma grande quantidade de empresas de marketing prontas a promovê-lo. Há muito o que fazer para aumentar as vendas ou atrair negócios através da Grande Rede Mundial.

    Para aqueles que ainda são leigos no assunto, os banners são os gráficos coloridos e animados que aparecem, geralmente, no topo das home-pages. Eles trazem mensagens de marketing para atrair pessoas para o site da empresa que anuncia. Aparecem em quase toda página comercial, porque têm mostrado ser um recurso publicitário bem-sucedido. As taxas para publicar banners variam dependendo não apenas da quantidade de tráfego que o site recebe, mas do público. A publicidade na Internet não é barata mas, se for feita de forma correta, pode ser uma maneira eficiente de promover um produto e fazer com que a presença da empresa na Web seja notada.

    As empresas que ainda não têm uma página na Internet também podem anunciar produtos através de banners, mas isto reduz o potencial do anúncio. Quanto mais onipresente for a posição do anunciante na Internet, mais fácil será para os clientes em potencial encontrarem os produtos e serviços pelo caminho.

    Para as empresas que possuem página Web, as possibilidades de retorno financeiro para o investimento são bem maiores. Seguindo a máxima de que “as melhores coisas da vida são de graça”, a Internet oferece amplas oportunidades para promover uma home-page sem cobrar nada. Sites de busca por palavra-chave como o Yahoo, o Alta Vista e o Cadê oferecem serviços gratuitos de listagem de home-pages Web. Já o JF Service oferece um serviço mais abrangente, que, além de permitir o cadastro gratuito do endereço eletrônico da empresa, permite também que sejam acrescentadas outras informações sobre a empresa, como endereço real, telefones, atividades que exerce, serviços que presta, dentre outros. Estão cadastrados no JF Service, atualmente, mais de 6 mil estabelecimentos.

    Os interessados em anunciar na Web podem obter informações sobre o assunto na própria Internet, visitando sites e verificando os nomes dos patrocinadores que aparecem em logos e banners nas páginas. Outra dica é pesquisar que tipo de site os consumidores da empresa que deseja anunciar freqüentam.

    Antes de pagar pela veiculação de um anúncio on-line, é preciso ter certeza de que o site selecionado para disponibilizá-lo oferece um relatório de tráfego detalhado, que indique o número de impressões (quantas vezes o anúncio foi solicitado a partir da página visitada pelo usuário) e o índice de resposta por cliques (percentual de vezes que os visitantes do site clicaram na logomarca ou banner para visitar a home-page da empresa). Normalmente, o índice de cliques varia de 1% a 4%, mas alguns banners bem desenhados e projetados em sites muito populares têm índices de cliques entre 7% e 30%.

    A mensagem deve ser simples. Os publicitários sugerem que um texto que leve à ação, como “Clique aqui” irá aumentar os índices de cliques de 40% a 300%. Cuidado com os sites e serviços que pedem a assinatura de um acordo de exclusividade para veicularem um anúncio - a não ser que ofereçam várias referências e comercializem o site em páginas que têm um número garantido de impressões por mês.

    Em Juiz de Fora, a ArtNet apresenta soluções para empresários locais investirem na construção de banners e home-pages. O JF Service é um site que apresenta, atualmente, uma média de 90 mil acessos por mês, sendo que 60% destes acessos são de usuários da cidade e os outros 40% são de outros visitantes no Brasil e em todo o mundo. As empresas interessadas no serviço podem procurar a Artnet para informações sobre as diferentes maneiras de anunciar e os preços para cada tipo de anúncio. Diversos exemplos de banners estão visíveis no topo de cada uma das páginas do JF Service.

    Na próxima sexta-feira, a seção Mercados & Empresas divulga a segunda edição da série “Negócios na Internet”, que vai falar sobre o retorno do investimento feito na Internet. As matérias desta série vão ao ar toda sexta-feira.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.