Ter?a-feira, 02 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h20

SSSDA recolhe seis caminh?es de ?lixo da dengue? em Esplanada

* Da Reda??o

Seis caminh?es de entulho foram recolhidos at? a manh? desta ter?a-feira, dia 2, durante o mutir?o de limpeza contra a dengue, no bairro Esplanada. A a??o da Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA), em parceria com a Cesama e o Demlurb, visa a recolher das resid?ncias toda sujeira, lixo acumulado, entulhos e pneus inserv?veis, com o objetivo de eliminar poss?veis focos do mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos foram conclu?dos no final da tarde desta ter?a.

De acordo com a chefe do Departamento de Vigil?ncia Epidemiol?gica (DVE), bi?loga Viviane Carneiro, o motivo que levou ? escolha do bairro Esplanada diz respeito ao fato de que aquela localidade apresentou os maiores ?ndices de infesta??o predial das larvas do mosquito transmissor da dengue, por ocasi?o do ?ltimo Levantamento do ?ndice R?pido do Aedes aegypti (Liraa), realizado em outubro passado.

Orienta?es ? popula??o

Um semin?rio interno tamb?m est? sendo preparado pela SSSDA para mostrar as a?es desenvolvidas pelos agentes de Zoonoses no combate ? dengue no munic?pio. O evento, voltado principalmente a supervisores de unidades b?sicas de sa?de (UBSs), acontece no pr?ximo dia 12 de dezembro, na Escola de Governo, onde ser?o relatadas experi?ncias de campo, bem como apresentados dados epidemiol?gicos do ano de 2008.

Durante todo o ano, a SSSDA desenvolve a?es de preven??o ? dengue. No entanto, com a chegada do per?odo de calor e chuvas, a secretaria refor?a o alerta para que a popula??o se mobilize e colabore com a?es individuais para evitar a prolifera??o do mosquito transmissor.

* Informa?es enviadas pela assessoria de Comunica??o da Prefeitura de Juiz de Fora