Carrefour inaugura
o primeiro hipermercado da cidade

30/10/98

Eletrodom?sticos, inclusive computadores, todos os g?neros de produtos aliment?cios, brinquedos, plantas, pe?as e acess?rios para carros, roupas ... No total, 40 mil itens estar?o sendo oferecidos ao consumidor juizforano a partir do pr?ximo m?s pelo Carrefour. Constru?do em uma ?rea de 13,6 mil m2, o hipermercado fica no cruzamento entre a Av. Rio Branco e a Rua Joaquim Vicente Guedes, bairro Graminha. A loja ocupa 9,4 mil m2 do terreno e outros 3,9 mil s?o destinados ao estacionamento, que tem 1280 vagas para ve?culos de passeio.

Segundo o diretor da loja de Juiz de Fora, Jos? Ant?nio Alves Reis, o sistema de ar condicionado est? em fase final de instala??o e algumas m?quinas ainda est?o sendo entregues. ?Falta terminar a montagem dos equipamentos internos, como balc?es e g?ndolas para exposi??o de mercadorias, e de outros mais pesados, como o forno de padaria,? afirma.

A rede francesa hoje tem 58 lojas s? no Brasil e est? presente em outros pa?ses como Espanha, Portugal, Argentina, M?xico, Chile e Tail?ndia. Em Juiz de Fora, a receita do munic?pio ser? beneficiada com o pagamento de impostos. Alguns, relacionados aos funcion?rios contratados, j? est?o sendo pagos. Entre a fase de in?cio das obras e a de pleno funcionamento da loja, cerca de 2000 empregos ser?o gerados, direta e indiretamente.

O Carrefour ter? 400 funcion?rios. A contrata??o de 250 j? foi feita e a dos 150 restantes ser? efetivada at? o in?cio de novembro. O sal?rio ir? obedecer ? grade adotada pela rede em todas as suas lojas. Outras 400 pessoas v?o trabalhar com o setor de fornecimento. Hoje, aproximadamente 500 ainda est?o trabalhando na fase final da obra.

A rede francesa est? se expandindo no Brasil, abrindo lojas em cidades que apresentam potencial para receb?-las. Toda decis?o quanto a abertura de uma nova unidade ? feita com base em pesquisas. O potencial de Juiz de Fora foi confirmado, entre outros elementos, pelo fato de ela n?o possuir um hipermercado de grande porte. Jos? Ant?nio destaca que a localiza??o do Carrefour na cidade ? privilegiada. ?Estamos a 5 minutos do centro em linha reta. A facilidade de acesso que temos ? excepcional. Em outras cidades do Brasil e do mundo, temos lojas que ficam em rodovias totalmente afastadas do centro?, afirma o Diretor.

Ele acredita que o setor de perec?veis ser? um grande atrativo para os consumidores juizforanos por oferecer uma linha mais sofisticada de produtos nobres e congelados, que praticamente n?o existe na cidade. ?N?s vamos ter uma unidade do Servi?o de Inspe??o Federal dentro da loja para garantir a qualidade dos nossos produtos, principalmente os de a?ougue?, garante Jos? Ant?nio. Revelando que um instituto de pesquisas realizou um estudo sobre as estimativas do faturamento do Carrefour-JF, ele prefere n?o revelar os n?meros. ?Quando uma loja ? aberta, nem sempre acontece o que est? previsto neste tipo de estudo?, justifica.

Junto com empres?rios locais, o Carrefour foi um dos parceiros da Prefeitura Municipal (Av Brasil, 560; Centro ) na confec??o do Guia Tur?stico de Juiz de Fora. A Rede de hipermercados pretende colaborar tamb?m no projeto de cria??o de um acesso ao Bairro Graminha pela Estrada Uni?o Ind?stria.

Colabora??o: Juliana Escobar,
Estudante do 7? per?odo
da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF