Artigo

Responsabilidade social das empresas

23/11/98

A partir dos anos 80, nota-se que as empresas t?m se preocupado com problemas que envolvem a sociedade e o meio ambiente no qual est?o inseridas. Elas passam a compreender a import?ncia de se responsabilizarem por ?reas como educa??o, sa?de e moradia, nas quais o Estado n?o tem conseguido suprir eficientemente as necessidades da popula??o. Rompendo o velho paradigma de que a empresas s? se preocupam com a gera??o de lucros, tornou-se estritamente necess?rio para a empresa sobreviver no mercado a pre?os baixos, produtos de qualidade e marketing inteligente, ressaltando, tamb?m, que o consumidor esta cada vez mais seletivo preferindo empresas que realmente se integram ? comunidade.

Al?m da melhoria da imagem da empresa, a a??o social pode proporcionar outros benef?cios. Os funcion?rios envolvidos com projetos sociais sentem-se imensamente recompensados, com uma grande satisfa??o pessoal, contribuindo para a melhoria de seus desempenhos. Aspecto este que passou a ser extremamente importante num mercado de constantes incertezas, em que os empregados convivem diariamente com a possibilidade de demiss?o. ? ineg?vel o fato de que fazer o bem e conscientizar-se de sua responsabilidade social vem se tornando um componente vital para o sucesso dos neg?cios e, mais do que isso, uma extraordin?ria vantagem competitiva, atraindo o mercado, gratificando os funcion?rios e fortalecendo a boa imagem e a empresa, ou seja, todos saem ganhando.

Tornar o capitalismo mais respons?vel socialmente j? n?o parece uma tarefa imposs?vel, e existem v?rios grupos agindo nesse sentido, como a CAMPE Consultoria Jr., da Faculdade de Economia e Administra??o da UFJF (Campus Universit?rio), que realizou no ?ltimo Natal uma companha de doa??o de alimentos que foram enviados para uma creche de Juiz de Fora. Neste ano realizou uma campanha de doa??o de alimentos que foram enviados para o Nordeste durante a ?ltima seca, e mais recentemente, em parceria com o Hemominas promoveu uma companha de doa??o de sangue, contando com a participa??o de 116 doadores.

Colabora??o: Ricardo Derze Coppus
e Fernanda Moreira Brum,
membros da CAMPE - Consultoria a M?dias e
Pequenas Empresas da Faculdade de Economia
e Administra??o da UFJF.
E-mail: campe@fea.ufjf.br