Embrapa investe em tecnologia

09/12/98

A Embrapa Gado de Leite (Av. Eug?nio do Nascimento, 610, Aeroporto), inaugurada em Juiz de Fora no ano de 97, ? uma empresa brasileira que pesquisa o agroneg?cio. Com trinta e nove unidades espalhadas por todo o Brasil, a empresa se moderniza e se aperfei?oa com a inten??o de oferecer ao setor leiteiro as melhores tecnologias para o aumento da efici?ncia na pesquisa e produ??o de leite nacional.

A Embrapa Gado de Leite se dedica a trabalhos de pesquisa da produ??o leiteira nas ?reas de nutri??o, sanidade, reprodu??o e ambi?ncia. A sede em Juiz de Fora se responsabiliza pelo planejamento das pesquisas. Os dois outros n?cleos, um em Coronel Pacheco, em Minas Gerais e em Vassouras, no estado do Rio, se voltam para aplica??o destas pesquisas e para o desenvolvimento de trabalhos aqui elaborados.

Trabalho em parceria

Com v?rias parcerias como o CRITT, Epamig e algumas outras microempresas, a Embrapa est? produzindo v?rios softwares de controle da administra??o em fazendas. Est? previsto o lan?amento de dois deles: o SISLEITE e o PROLEITE, que ir?o orientar melhor a organiza??o de uma produ??o.

Trabalho de campo

A Embrapa realizou uma campanha para a redu??o do intervalo entre partos nos rebanhos. Segundo Maria Elisa Monteiro, respons?vel pelo setor de comunica??o Social da Embrapa, a campanha obteve muito ?xito, j? que proporcionou um aumento da produ??o de leite, al?m de treinar v?rios t?cnicos do Brasil inteiro.

V?rios treinamentos s?o realizados tamb?m pelo NUTRE, N?cleo de Treinamento em Bovinocultura Leiteira Tropical. Sua sede, em Coronel Pacheco, treina, tanto produtores rurais, quanto estudantes, professores e pesquisadores de outros pa?ses.

Sob a coordena??o do chefe geral Airdem Gon?alves de Assis e de mais tr?s chefes adjuntos, a Embrapa Gado de Leite vem atuando de forma marcante no mercado. Um exemplo disso ser? o lan?amento de uma pomada chamada Papilomax que combate o papiloma, verrugas que comprometem a produ??o do gado. A inten??o da Embrapa ? poder fornecer o m?ximo de recursos para melhorar a qualidade de seu trabalho e, sobretudo, aumentar a produ??o leiteira do pa?s.

O endere?o da Embrapa Gado de Leite na Internet ? www.cnpgl.embrapa.br
Para acessar a p?gina nacional da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria), o endere?o ? www.embrapa.br

Colabora??o: Flavia Ferreira,
estudante do 5? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF