CRITT ap?ia pequenos empreendedores

29/12/98

Com o objetivo de integrar Universidade e Empresa, a UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, com o apoio do CNPq, criou o CRITT - Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia. O CRITT, ou Centro de Tecnologia, conta hoje com uma incubadora de empresas, n?cleos de transfer?ncia de Tecnologia ( N?cleo Agro-Alimentar - NAA, N?cleo de Treinamento - NT, N?cleo Eletro-Eletr?nica - NEE) e uma rec?m criada Incubadora de Cooperativas.

O Pequeno Empreendedor da regi?o tem hoje no CRITT um Centro de apoio ? forma??o e ao aperfei?oamento de sua empresa e seu produto. L? ele poder? encontrar programas de orienta??o, consultoria para cria??o de projetos de novos empreendimentos, tecnologia e m?o-de-obra para desenvolver produtos inovadores, al?m de programas de incentivo com linhas de cr?dito a fundo perdido (em que o SEBRAE, por exemplo, investe na sua empresa sem retorno).

O processo para se conseguir o apoio do Centro de Tecnologia ? muito simples. O empreendedor interessado pode procurar o CRITT, at? mesmo sem dinheiro que d? para executar a sua id?ia, e ainda sem um projeto concreto. O gerente da ?rea escolhida pelo empreendedor encaminhar? o desenvolvimento do projeto. A partir da?, o CRITT definir? o que ser? necess?rio para a cria??o desta nova empresa, como: recursos materiais e financeiros, equipamentos, espa?o f?sico, m?o-de-obra (o Centro de Tecnologia faz, inclusive, treinamentos), capital de giro necess?rio, entre outros. Para tanto, ele ? credenciado como unidade executora do PATME - Programa de Apoio Tecnol?gico ? Micro e Pequena Empresa, mantido pela FINEP/SEBRAE, al?m de manter conv?nio com outros org?os de financiamento, como FAPEMIG, BDMG e BNDES.

A primeira empresa na cidade que nasceu incubada na UFJF foi a Quiral. Antes mesmo da cria??o do CRITT, ela surgiu dentro do Departamento de Qu?mica. A empresa desenvolveu o componente de um rem?dio para o tratamento de c?ncer conseguindo reduzir sensivelmente o pre?o do medicamento.

Hoje, com tr?s anos de exist?ncia, o trabalho do Centro de Tecnologia j? deu frutos. Em Passa Vinte foi desenvolvida uma f?brica de doces com projeto criado pelo CRITT para uma empreendedora da regi?o. O CRITT tamb?m j? criou softwares para gerenciamento de empresas, desenvolveu produtos tecnol?gicos, entre outros. Um projeto que deu certo foi o de um medidor de esfor?o de motoristas ao dirigirem grandes ve?culos como ?nibus e caminh?o. O produto foi desenvolvido para a Life Equipamentos de Seguran?a que hoje j? o mant?m no mercado.

Segundo o Gerente da Incubadora de Empresas, Ricardo Thielmann, o objetivo do CRITT ? levar o conhecimento t?cnico para fora da Universidade. ?O maior interesse do CRITT ? pela Pequena Empresa que queira desenvolver um produto novo, uma inven??o. Mas n?s tamb?m trabalhamos com desenvolvimento de projetos mais simples que precisem de um acompanhamento.? O CRITT fica no Campus Universit?rio. O telefone ? (032) 229-3435 e o endere?o eletr?nico ? www.critt.ufjf.br. O email ? critt@critt.ufjf.br.

Colabora??o: Luciana Valentin de Souza Lima
estudante do quinto per?odo de jornalismo
da Facom, UFJF