Sebrae Minas lança o programa TechGeraes

Colaboração: Emilene Campos
07/05/99

“Transformar a broa de milho num produto de exportação”. A metáfora usada pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MG, Francisco Américo de Mattos Paiva, serve para explicar o objetivo do programa TechGeraes: estímulo ao desenvolvimento tecnológico das micro e pequenas empresas para que possam competir no mercado globalizado. Isto será possível através das parcerias que serão firmadas com universidades e centros tecnológicos. O lançamento do projeto aconteceu hoje, dia 07 de maio de 1999, pela manhã, no Centro Cultural Pró-Música, Av. Rio Branco, 2329 . Cerca de 154 pessoas, entre professores, estudantes, empresários e autoridades locais prestigiaram o evento.

A iniciativa, pioneira no país, envolve oito estratégias diferentes para atender aos micro e pequenos empresários: Techinovação, Programa Sebrae de Incubadoras (PSI), Techsoluções, Techsetorial, Technegócios, Techinvestimento e Prêmio Inovação Tecnológica. Na ocasião, foi exibido um vídeo com a síntese do projeto e o técnico do Sebrae MG, Leonardo Reis Pereira, falou sobre algumas das ações que estão em desenvolvimento e outras que serão efetivadas na Zona da Mata. Há empresas que estão apoiadas através do PSI e do Techinvestimento. A Life Equipamentos de Segurança, Incubada no CRITT da Universidade Federal de Juiz de Fora, é um exemplo. A consultoria e o apoio financeiro possibilitou a criação de um produto usado na segurança dos carros.

O vice-Reitor se mostrou entusiasmado com o programa. Ele afirmou que o TechGeraes vai promover a melhoria da formação dos acadêmicos, por aproximar os alunos da realidade do mercado de trabalho. Já o Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MG destacou a importância de se despertar o espírito empreendedor na sociedade e na comunidade acadêmica.

Da esquerda para a direita: o vice-Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Paulo Ferreira Pinto, o Coordenador Regional do Sebrae, Jamil Eloiamim Júnior e Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MG, Francisco Américo de Mattos Paiva.

Conheça as propostas do TechGeraes

Techintegração
Vai aproximar as ações do meio acadêmico às demandas do setor produtivo e às necessidades dos empresários de obter informações tecnológicas. Atualmente o Sebrae MG mantém parcerias com cerca de 50 instituições. Pesquisadores e consultores serão treinados para que possam transferir tecnologia às micro e pequenas empresas. O Sebrae pretende realizar palestras e workshops nas universidades e centros de pesquisa para sensibilizar pesquisadores, alunos e professores.

Techinovação
Apoio a inventores e empreendedores na fase inicial do processo de inovação tecnológica. Para isso, os interessados devem se inscrever e participar de um processo de seleção, no qual será avaliada viabilidade técnica do produto e seu aproveitamento na linha de produção.

Programa Sebrae de Incubadoras
Pode proporcionar condições para que as incubadoras mineiras transformem os projetos em produtos e serviços com diferencial no mercado. Entre as ações previstas, estão consultoria, capacitação gerencial e recursos humanos, através de seminários e visitas técnicas, além de apoio financeiro aos projetos de inovação tecnológica.

Techsoluções
Tem como objetivo facilitar o acesso às soluções tecnológicas, identificando também instituições e programas de subsídios mais adequados às necessidades de cada um. Atendimento ao empresário, análise da demanda tecnológica e gerenciamento do resultado são algumas das ações propostas.

Techsetorial
Sua finalidade é diagnosticar e elaborar soluções de problemas tecnológicos de empresas integrantes de pólos setoriais e regionais.

Technegócios
Visa a realização de rodas de negócios tecnológicos, criando oportunidade para formação de parcerias e compra, venda ou transferência de tecnologia.

Techinvestimento
Seu propósito é disponibilizar alternativas de financiamento e de capitalização das empresas que buscam absorção de novas tecnologias. As empresas interessadas em apresentar projetos ao programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia serão assessoradas.

Prêmio Inovação Tecnológica
O prêmio será concedido anualmente em reconhecimento ao talento dos empreendedores e pesquisadores. São três categorias. O melhor projeto das Micro e pequenas empresas de base tecnológica ganhará a quantia de R$5 mil para ser investida em aperfeiçoamento de serviços e produtos. O Instituição Tecnológica dá direito a uma viagem ao exterior para participação em um evento, e o Incubadora também tem como prêmio uma viagem ao exterior, para que a empresa conheça a iniciativa de outras incubadoras. As inscrições já estão abertas.

Mais informações no Sebrae de Juiz de Fora, rua Santo Antônio 1009, pelos telefones 239-5311, 239-5302 ou no site do Sebrae MG.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.