Saiu o resultado da Pesquisa Top of Mind 1999

Luciana Mendonça
23/12/99

Pelo segundo ano consecutivo, o JFService divulga com exclusividade o resultado da pesquisa Top Of Mind, realizado pela Perfil Pesquisa e Consultoria. Você pode conferir os dados clicando aqui.

O objetivo da pesquisa é estabelecer um diagnóstico do mercado local, a partir do conhecimento das marcas mais lembradas pelo consumidor da cidade. Dentre os segmentos pesquisados, estão marcas, produtos, indústrias, comércio e serviços.

Os dados revelam, por exemplo, que o Santa Cruz é o primeiro que as pessoas se lembram na categoria shopping center, com 66,86% das respostas. Em segundo lugar na pesquisa ficou o Mister Shopping, que foi lembrado por 27,58% dos entrevistados.

Em 1999 já é possível observar as oscilações do ranking da pesquisa em relação a 1998. No ano passado, o Santa Cruz também foi o shopping mais citado pelas pessoas que responderam à avaliação, com 79,31% das respostas, enquanto que o Mister Shopping, em segundo lugar, obteve 14,52% dos votos. Percebe-se, portanto, que o Mister Shopping está subindo no ranking, enquanto que o Santa Cruz está descendo.

Os consultores da Perfil destacam que estes são os dados gerais e que os empresários interessados podem obter relatórios detalhados sobre seu segmento de mercado. Os relatórios podem auxiliar na escolha de novas estratégias de marketing a serem adotadas pelas empresas e podem ser adquiridos via Internet, na home-page da Top of Mind 1999.

Como realizou-se a pesquisa

A pesquisa aconteceu entre os dias 18 e 21 de novembro de 1999, tendo como padrão uma amostra estratificada. Foram entrevistadas 605 pessoas, de todas as idades, a partir dos 16 anos, e com escolaridade que variou entre o ensino elementar e o superior.

A metade dos entrevistados pertence à classe D e E. Os demais foram enquadrados nas classes A e B (19,35% do total) e C (30,52% do público ouvido na pesquisa). As cotas de pesquisa foram segmentadas por sexo, idade e região. A cidade foi dividida em 10 regiões e em cada uma foram sorteados bairros e ruas para a investigação. Cada pesquisador de campo foi instruído para encontrar um domicílio e não pessoas circulando nas ruas.

O que é a pesquisa Top of Mind

A pesquisa Top of Mind é um levantamento amostral relativo à primeira lembrança de marcas, produtos e serviços presentes no mercado de Juiz de Fora. Sua relevância está associada à penetração no imaginário da população dos produtos e serviços questionados. Trata-se, portanto, de uma sondagem do mercado que pode auxiliar os empresários a pensarem ou re-pensarem suas estratégias publicitárias. Mediante o cruzamento de informações obtidas na pesquisa, é possível obter dados significativos em cada categoria analisada.

A metodologia utilizada na pesquisa Top of Mind foi desenvolvida pela primeira vez nos EUA, no final da década de 50, por Thomas Springfield. O modelo foi empregado, no início dos anos 90 no Brasil, pelo jornal Zero Hora e, a partir daí, tornou-se parte fundamental de qualquer estratégia de marketing. Em Juiz de Fora, o método vem sendo empregado há três anos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.