Saiu o resultado da Pesquisa Top of Mind 1999

Luciana Mendon?a
23/12/99

Pelo segundo ano consecutivo, o JFService divulga com exclusividade o resultado da pesquisa Top Of Mind, realizado pela Perfil Pesquisa e Consultoria. Voc? pode conferir os dados clicando aqui.

O objetivo da pesquisa ? estabelecer um diagn?stico do mercado local, a partir do conhecimento das marcas mais lembradas pelo consumidor da cidade. Dentre os segmentos pesquisados, est?o marcas, produtos, ind?strias, com?rcio e servi?os.

Os dados revelam, por exemplo, que o Santa Cruz ? o primeiro que as pessoas se lembram na categoria shopping center, com 66,86% das respostas. Em segundo lugar na pesquisa ficou o Mister Shopping, que foi lembrado por 27,58% dos entrevistados.

Em 1999 j? ? poss?vel observar as oscila?es do ranking da pesquisa em rela??o a 1998. No ano passado, o Santa Cruz tamb?m foi o shopping mais citado pelas pessoas que responderam ? avalia??o, com 79,31% das respostas, enquanto que o Mister Shopping, em segundo lugar, obteve 14,52% dos votos. Percebe-se, portanto, que o Mister Shopping est? subindo no ranking, enquanto que o Santa Cruz est? descendo.

Os consultores da Perfil destacam que estes s?o os dados gerais e que os empres?rios interessados podem obter relat?rios detalhados sobre seu segmento de mercado. Os relat?rios podem auxiliar na escolha de novas estrat?gias de marketing a serem adotadas pelas empresas e podem ser adquiridos via Internet, na home-page da Top of Mind 1999.

Como realizou-se a pesquisa

A pesquisa aconteceu entre os dias 18 e 21 de novembro de 1999, tendo como padr?o uma amostra estratificada. Foram entrevistadas 605 pessoas, de todas as idades, a partir dos 16 anos, e com escolaridade que variou entre o ensino elementar e o superior.

A metade dos entrevistados pertence ? classe D e E. Os demais foram enquadrados nas classes A e B (19,35% do total) e C (30,52% do p?blico ouvido na pesquisa). As cotas de pesquisa foram segmentadas por sexo, idade e regi?o. A cidade foi dividida em 10 regi?es e em cada uma foram sorteados bairros e ruas para a investiga??o. Cada pesquisador de campo foi instru?do para encontrar um domic?lio e n?o pessoas circulando nas ruas.

O que ? a pesquisa Top of Mind

A pesquisa Top of Mind ? um levantamento amostral relativo ? primeira lembran?a de marcas, produtos e servi?os presentes no mercado de Juiz de Fora. Sua relev?ncia est? associada ? penetra??o no imagin?rio da popula??o dos produtos e servi?os questionados. Trata-se, portanto, de uma sondagem do mercado que pode auxiliar os empres?rios a pensarem ou re-pensarem suas estrat?gias publicit?rias. Mediante o cruzamento de informa?es obtidas na pesquisa, ? poss?vel obter dados significativos em cada categoria analisada.

A metodologia utilizada na pesquisa Top of Mind foi desenvolvida pela primeira vez nos EUA, no final da d?cada de 50, por Thomas Springfield. O modelo foi empregado, no in?cio dos anos 90 no Brasil, pelo jornal Zero Hora e, a partir da?, tornou-se parte fundamental de qualquer estrat?gia de marketing. Em Juiz de Fora, o m?todo vem sendo empregado h? tr?s anos.