Com?rcio Eletr?nico

Fique plugado na Internet que d? dinheiro

Colabora??o:
Rep?rter Ana Maria Reis
24/02/2000

Ap?s o boom das vendas online no Natal, os norte-americanos est?o ainda mais otimistas quanto ao crescimento das transa?es comerciais e as facilidades que a Internet oferece. Mas o com?rcio online j? ? uma realidade entre os empreendedores de Juiz de Fora. Ent?o, plugue-se para n?o ficar fora do mais novo fil?o eletr?nico!

Uma recente pesquisa da Jupter Communications Inc., a maior autoridade mundial em com?rcio eletr?nico, constatou que os norte-americanos que foram ?s compras de Natal sem sairem de casa, isto ?, que compraram atrav?s da Internet, est?o satisfeitos com as transa?es que fizeram. Eles gastaram simplesmente US$ 7 bilh?es no final do ano passado. A Jupter aconselha aos comerciantes que est?o na Rede a tirar proveito deste impulso para transformar seus clientes ocasionais em consumidores fi?is.


Leia tamb?m:


Fidelidade

A introdu??o de afeto nas rela?es ? uma jogada mais do que explorada pela TV e n?o deixaria de ser diferente nas novas m?dias ? procura de adeptos. Fl?vio Corazato, gerente de e-business da IBM, aponta para a diferencia??o capaz de alavancar o com?rcio eletr?nico no varejo: ?o comprador ? aquele que paga em cash pelo melhor pre?o do mercado, j? o cliente, este se identifica, preenche uma ficha de cr?dito?, fala Corazatto ? revista Internet Business, n? 9.

Abrindo as vitrines online para pequenos e m?dios empreededores e seguindo o conselho acima, est? o Sebrae-MG. O servi?o criou no ano passado um shopping virtual. ?O p?s-venda ? uma quest?o chave para garantir a fideliza??o do cliente?, argumenta Jenimar Loures Lopes, respons?vel t?cnico pelo Boacompra na regi?o da Zona da Mata. O shopping, que est? atualmente operando com 54 lojas, foi montado em parceria com a IBM e a Telemar.

O ?p?s-compra? pode ser entendido da seguinte maneira: depois que o cliente tecla no produto desejado, come?a a via-crucis do comerciante que dever? aliar a agilidade da entrega e o compromisso em manter a qualidade da mercadoria que n?o p?de ser apalpada pelo cliente.

O site de venda pode ser lindo e maravilhoso, a tecnologia ser a mais avan?ada e que garanta a privacidade do usu?rio, mas se o back office da empresa n?o ? capaz de gerenciar o estoque e os pedidos de entrega dos produtos, o neg?cio estar? fadado ao insucesso.

O comerciante virtual tamb?m n?o deve abrir m?o de uma pesquisa de satisfa??o dos seus clientes, sendo este ponto, inclusive, um dos mencionados pelo controle de qualidade imposto pelo projeto do Boacompra.