Mercedes anuncia novo produto em setembro

Repórter: Emilene Campos
04/08/2000

Dentro de quatro semanas, o juizforano vai saber qual o novo produto que será fabricado pela Mercedes-Benz. A informação é do Diretor de Produção e Logística da empresa, Axel Weltzer (foto ao lado). O novo projeto já está sendo discutido na Alemanha e é uma das saídas encontradas pela empresa para enfrentar a crise do setor automobilístico. Weltzer não informou o nome do novo modelo, disse apenas que a fabricação começa no início do próximo ano e que, por conta desta demanda, serão contratados mais funcionários. Para produzi-lo, a Mercedes será adaptada e a fabricação será em menor escala, não ultrapassando mais de 30 mil carros por ano, garantiu o diretor.

As especulações sobre o assunto apontam o Classe C como o novo modelo, mas o diretor não confirmou a informação, já que, segundo ele, a proposta só será aprovada pela sede da empresa nas próximas semanas.

Quanto aos boatos sobre o fechamento da fábrica, Weltzer foi categórico. “Vocês acham que nós vamos fechar uma fábrica, onde foram investidos 800 milhões de dólares? Estamos passando por dificuldades, ainda não estamos ganhando dinheiro, mas temos planos para esta fábrica e já estamos discutindo projetos na Alemanha", disse o diretor de Produção e Logística.

A empresa, segundo ele, não está produzindo quanto eles gostariam (a fábrica foi projetada para produzir 70 mil carros por ano e, em 1999, esse número não chegou a 20 mil). Ele justificou que essa situação é reflexo da crise no setor. “O mercado automobílistico está muito deprimido e os carros mais sofisticados sofrem mais com essa situação do que os populares”. O mercado automobilístico comercializa 1,5 milhão de carros por ano e a projeção era de que, em 1999, atingisse a marca de 2 milhões, o que acabou não acontecendo, em virtude da retração da economia.

Outro projeto também em discussão é o de fabricar um carro popular, utilizando tecnologia japonesa, que será implementado no prazo de dois anos. As declarações foram feitas durante uma entrevista coletiva concedida à imprensa no dia 03 de julho, na sede da Mercedes, na Rodovia Br 040, 773, Distrito Industrial II. A pauta em questão era o prêmio Valorização do Trabalho(foto) conferido à Mercedes-Benz pelo Ministério do Trabalho, em 30 de maio deste ano.

O título representa o reconhecimento das ações da empresa em prol de seus funcionários, tais como treinamento, segurança, ergonomia, ordem, limpeza e participação nos resultados.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.