Classe C produzido em Juiz de Fora
ser? exportado

Rep?rter: Emilene Campos
19/09/2000

A produ??o do Classe C (foto), na f?brica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, s? come?a em janeiro de 2001, mas todos os ve?culos j? t?m destino certo: o mercado externo. Nem mesmo o juizforano poder? usufruir do modelo "made in Brazil".

"Essa ? uma estrat?gia da matriz alem?. A f?brica da Alemanha est? com sua capacidade esgotada e havia necessidade de ampliar a produ??o, j? que o Classe C tem grande procura", informou a Assessoria de Comunica??o da montadora. Al?m de desafogar a montadora alem?, o novo modelo vai utilizar a capacidade ociosa da f?brica da cidade, que foi projetada para fazer 70 mil Classe A, anualmente, mas que ainda n?o atingiu a estimativa inicial de 40 mil.

H? especula?es de que o Classe C juizforano ficaria mais caro que o importado. Por isso, seria mais f?cil atender ao mercado brasileiro, estimado em 3 mil carros por ano, com o Classe C alem?o. Sem falar que o modelo deveria ser adaptado ?s estradas e ao combust?vel brasileiros, o que acarretaria em mais investimentos. Apesar dos rumores, a Assessoria de Comunica??o desconversa. "Isso n?o implica em nenhuma mudan?a. O brasileiro j? compra este carro (Classe C) importado da Alemanha. E o ve?culo j? vem adaptado ?s condi?es e exig?ncias do mercado nacional".

O Classe C

Um sed? de luxo cotado em mais de 60 mil. Produzido na Alemanha desde 1993, foi redesenhado em mar?o deste ano. A estimativa ? de que sejam produzidos 7 mil carros por ano, na montadora de Juiz de Fora. A montagem do novo modelo dividir? espa?o com a fabrica??o do Classe A. Para adaptar a linha de produ??o, a empresa desembolsou cerca de 40 milh?es de reais, remanejou cerca de 150 funcion?rios e ainda abriu mais 300 vagas.

Ainda d? tempo de enviar o curr?culo

De acordo com a Assessoria de Comunica??o da Mercedes-Benz de Juiz de Fora, aqueles que trabalharam na empresa com contrato tempor?rio e a m?o de obra local t?m prefer?ncia. Profissionais interessados podem enviar curr?culo pelo correio, aos cuidados do departamento de Sele??o de Recursos Humanos (BR 040 km 773, Distrito Industrial 2, CEP 36092-900). As vagas s?o restritas ? ?rea de produ??o.

Mercado brasileiro

Em 1999, foram importados cerca 3 mil Classe C (incluindo, al?m da vers?o Sed?, a Touring). A expectativa ? de que esse n?mero seja ultrapassado, j? que o autom?vel foi redesenhado.

Classe C em duas vers?es

A Classe C ser? montada em duas vers?es, Elegance e Avantgarde, que podem vir equipadas com duas op?es de motoriza??o, o C 240, com 170 cv de pot?ncia, e o C 320, com 218 cv de pot?ncia. A produ??o da Classe C em Juiz de Fora, ser? feita em regime CKD (Completely-Knocked-Down), em que todas as partes do carro ser?o importadas da Alemanha para serem montadas localmente.