Banco do Povo

Empres?rios juizforanos falam sobre pr?s e contras dos financiamentos

Rep?rter: Emilene Campos
23/10/2000

Quer ampliar seus neg?cios, mas n?o tem capital? Inspire-se no exemplo dos propriet?rios da f?brica de P?o de Queijo Duduxo. No per?odo de dois anos, a empresa multiplicou seu faturamento de R$ 4 mil para R$ 100 mil mensais. Milagre? N?o! O s?cio e gerente de produ??o da empresa, Wagner Sarchis, diz que isso foi poss?vel gra?as ao financiamento do Banco do Povo de Juiz de Fora. Com o dinheiro, compraram um modelador de p?o de queijo que viabilizou n?o s? o aumento da produ??o, que passou de uma para 30 toneladas por m?s, como tamb?m da equipe de funcion?rios.

Quando fizeram o primeiro empr?stimo, em dezembro de 1998, a fabriqueta sediada no bairro J?quei Clube estava no mercado h? apenas seis meses. At? ultrapassar o patamar de uma micro empresa, a Duduxo fez mais dois financiamentos para compra de equipamentos, al?m de utilizar os servi?os de troca de cheques pr?-datados. Na opini?o de Sarchis, uma das grandes vantagens do Banco do Povo ? o atendimento personalizado e desburocratizado.

Denise Galhardo Brum, dona da Brum Auto Pe?as, tem a mesma opini?o. "Nos demais bancos, os gerentes ficam subordinados a seus chefes e n?o t?m como resolver o problema rapidamente. L? ? bem mais flex?vel. Eles resolvem na hora", argumenta. Por conta da facilidade, j? fizeram cinco empr?stimos, que foram usados como capital de giro, na amplia??o da loja e compra de equipamentos. O mais interessante ? que os propriet?rios da Brum tinham grande receio em utilizar este recurso. "As taxas de juros eram sempre t?o altas. A gente tinha medo de se endividar e acabar falindo", relata.

A forma de pagamento do financimento tamb?m foi um incentivador. "O carn? ajuda a gente a se organizar. Se eu tiver um contratempo esse m?s, pago duas parcelas no pr?ximo. Muito melhor do que o d?bito em conta", exemplifica.

Quem est? passando por dificuldades financeiras na empresa tamb?m pode usufruir dos servi?os do Banco do Povo. Foi o que aconteceu com a alfaiataria Casa Meia Lua, localizada no bairro F?brica. Os propriet?rios pegaram um empr?stimo para pagar o d?cimo terceiro de seus funcion?rios. Para a propriet?ria Denise Dias Barreto, a vantagem do Banco do Povo ? a aus?ncia de burocracia. Por outro lado, critica o valor da taxa de juros. "Hoje os juros est?o um pouco altos. ? poss?vel encontrar outros bancos com juros menores", argumenta Denise.

Leia tamb?m: