Inaugura??o do Posto do INPI ? adiada para dezembro

Rep?rter: Emilene Campos
16/11/2000

O acordo firmado entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial vai descomplicar a vida do empresariado local. A parceria viabilizou a implanta??o de um Posto Avan?ado do INPI, que vai permitir o registro de marcas e patentes na cidade. A UFJF cedeu o espa?o, o mobili?rio e, em contrapartida, o INPI vai disponibilizar um profissional, al?m de toda a infra-estrutura necess?ria ao funcionamento do posto.

O escrit?rio est? sendo instalado no Centro Regional de Inova??o e Transfer?ncia de Tecnologia (CRITT), Campus, e vai atender toda a Zona da Mata. Segundo informa?es da assessoria de comunica??o do INPI, a previs?o era de que as atividades fossem iniciadas no dia 23 de outubro. Como o funcion?rio treinado teve problemas de ordem pessoal e n?o p?de assumir o cargo na data prevista, a inaugura??o foi adiada para a primeira semana de dezembro.

O posto de Juiz de Fora ? o s?timo do Estado e o primeiro a ser implementado num campus universit?rio. O que comprova a inten??o do instituto de disseminar a pr?tica tamb?m entre os pesquisadores. Segundo a assessoria de comunica??o do instituto, os pesquisadores brasileiros t?m o h?bito de publicar seus trabalhos, ao inv?s de registr?-los primeiro. As institui?es de ensino e os inventores acabam perdendo muitos recursos com isso. O Gerente da Incubadora de Base Tecnol?gica, Ricardo Thielmann, acredita que a situa??o pode ser revertida na UFJF, com a instala??o do escrit?rio do INPI no Campus. "A proximidade entre as duas institui?es vai dinamizar a intera??o entre o INPI e os pesquisadores", declarou.

Muita criatividade, poucos registros
A implanta??o do posto faz parte dos objetivos do INPI que visam descentralizar as a?es do instituto, estimulando a pr?tica de registros, que atualmente, ? pouco difundida no Brasil. Minas Gerais est? entre os estados com menor n?mero de registros de marcas e patentes. Apenas 6% dos 91 pedidos recebidos de registro de marca no ano passados tiveram origem no estado. Enquanto que o n?mero de solicita??o de patentes n?o chega a 0,5%. "A baixa procura ? consequ?ncia da falta de cultura dos empres?rios e pesquisadores brasileiros de protegerem seus investimentos", justificou a assessoria de comunica??o do instituto.
Quando o assunto ? patentes, o preju?zo n?o ? apenas financeiro. Ao deixar de registrar um invento, o pa?s n?o toma conhecimento do que est? sendo produzido em termos de tecnologia.

Registro no ciberespa?o
Os empres?rios que est?o de olho no com?rcio eletr?nico devem providenciar tamb?m o registro de dom?nio. O cadastro junto ao INPI n?o assegura o uso da marca no ciberespa?o. E voc? corre o risco de n?o ser reconhecido na web ou ter muita dor de cabe?a (e preju?zo no bolso) nos tribunais para recuperar sua identidade. Foi o que aconteceu com a Porshe, nos Estados Unidos, no ano passado. Pelo menos cinco "ciber-grileiros" se apossaram do nome e at? hoje quando voc? digita http://www.porshe.com, o que aparece na tela ? uma p?gina de loteria.
Leia mais em: Dom?nio - Preserve seu espa?o virtual

Banco de Id?ias
Antes de se debru?ar sobre qualquer cria??o, consulte o Banco de Dados do INPI. Nele est?o armazenadas mais de 22 milh?es de patentes de todo o mundo. Se h? inten??o em registrar patente, ? fundamental que ele consulte essa listagem, para n?o perder tempo tentando produzir algo que j? existe. Isso porque o inedistismo ? um dos crit?rios do processo.

O mais interessante para os empres?rios ? que a maioria das patentes do Banco de Dados do instituto s?o de dom?nio p?blico, ou seja, se voc? quiser desenvolv?-la n?o ter? que pagar royalties ao inventor. (A patente deve ser renovada no prazo de 10 a 20 anos, dependendo do projeto). Para consult?-lo, basta procurar o posto do INPI mais pr?ximo de sua cidade.

Funcionamento
O posto do INPI em Juiz de Fora vai receber a inscri??o e dar in?cio ao processo de concess?o de marcas e patentes, das 10h ?s 15h. Al?m do registro, o INPI vai oferecer treinamento sobre a registro de patente e acesso ao Banco de Dados.

LEIA TAMB?M