MAT?RIA DE ARQUIVO

Triatlon - Aldo Manfr?i

?A mente vence o corpo?

Rep?rter: Luciana Mendon?a
07/08/1998

Esta frase, usada no livro escrito por Aldo Manfr?i, 73 anos, italiano que mora em Juiz de Fora desde 1953, justifica a s?rie de vit?rias deste atleta. Na mais dif?cil delas, em 1985, j? com 60 anos, Aldo conquistou o vice-campeonato mundial de triatlon, depois de nadar 4 mil metros em mar aberto, pedalar 180 Km e correr 42 Km em uma prova no Hava?. Esta foi a melhor classifica??o brasileira nesta prova at? hoje. O resultado ? ainda mais surpreendente quando analisada a hist?ria deste campe?o, que nasceu com insufici?ncia card?aca e asma.

As vit?rias

  • Campe?o italiano de patina??o no gelo
  • Tricampe?o italiano de nata??o
  • Disputou a primeira maratona aos 57 anos
  • Um recorde mundial
  • 36 recordes brasileiros
  • 33 recordes sulamericanos
  • 10 vezes campe?o brasileiro de triatlon
  • Tricampe?o sulamericano de triatlon
  • Bicampe?o panamericano de triatlon
  • Mais de 1.100 vit?rias
  • Supermaster do ano, em 1991
  • 52 vit?rias em 1992
  • 60 vit?rias em 1993
  • Top Ten de 1996
  • 1997 - 87 vit?rias em um s? ano


Biografia:

?Minha vida pode n?o ser a mais bonita, mas n?o ? mon?tona? - Aldo Manfr?i

Aldo nasceu em fevereiro de 1925, em Ancona, na It?lia. Seu pai biol?gico, o Conde de Bosadari, era tamb?m italiano, mas o padrasto alem?o o registrou como filho, conferindo duas nacionalidades a Manfr?i. O apoio do padrasto foi, segundo Aldo, fundamental para seu desenvolvimento no atletismo. Aos cinco anos de idade, ele come?ou a praticar nata??o, devido aos problemas pulmonares. Adotou tamb?m uma alimenta??o natural, cortando o a?car, a carne e os enlatados. Aos 15 anos, sua sa?de havia se recuperado totalmente e ele j? vence o Campeonato Italiano Juvenil.

Terminando o curso cient?fico com 17 anos, Aldo foi estudar na Alemanha, durante o per?odo da segunda guerra mundial. Era obrigado a trabalhar no campo e servir almo?o aos feridos. No curso tamb?m obrigat?rio de infantaria, os erros eram castigados com exerc?cios f?sicos exaustivos e, em uma das puni?es, teve que correr durante duas horas seguidas, o que representou sua estr?ia como corredor. Outro esporte praticado por ele foi a patina??o, e foi campe?o italiano de patins no gelo. Neste per?odo descobriu que era um atleta de longas dist?ncias e n?o um velocista.

De volta para a It?lia, Aldo come?ou a namorar Kathia, com quem se casou e teve tr?s filhos: Fl?vio, Rainer e M?nica. Kathia pintava, era bailarina e atriz. Aldo trabalhava como int?rprete e acompanhava a esposa nas apresenta?es. A vinda para o Brasil, onde morava h? alguns anos o pai de Kathia, aconteceu devido ? crise financeira do per?odo p?s-guerra. O casal resolveu, ent?o, vir direto para Juiz de Fora. Trabalhavam na pintura de tecidos. Aos 28 anos, Manfr?i voltou aos treinos de nata??o no Sport Clube de Juiz de Fora e aos 31 anos foi campe?o e recordista mineiro nos 200 metros de peito cl?ssico. O tempo obtido o classificou em quarto lugar no ranking brasileiro. At? os 45 anos de idade, chegava sempre em primeiro lugar nos campeonatos mineiros.

Al?m de ter vivido no dif?cil per?odo nazista, Aldo Manfr?i teve tamb?m outros per?odos tristes. Quando K?thia morreu de c?ncer, Aldo parou de competir por mais de dez anos e voltou somente aos 55 anos. O filho mais velho, Fl?vio, teve a mesma doen?a e morreu, aos 28 anos. Manfr?i tamb?m teve um tumor no intestino, que foi retirado. O atleta superou todos os problemas e, atualmente, est? casado com Eliane, com quem teve Rodrigo.

Os filhos de Manfr?i tamb?m seguiram o exemplo do pai: Fl?vio, o mais velho, quebrou recordes estaduais nacionais e internacionais em v?rios estilos. Aldo chegou a ser chamado o ?pai da nata??o mineira?, quando Fl?vio, com apenas 11 anos e pesando 29Kg foi Campe?o Mineiro dos 1.500 m nado livre para adultos. O segundo filho, Rainer, tamb?m participou de competi?es como nadador, tendo t?tulos e recordes mineiros. O filho ca?ula, Rodrigo, tamb?m acompanhou Aldo desde os 11 anos de idade (o mais novo triatleta do Brasil) e foi campe?o carioca com 12, 13 e 14 anos. Os dois j? chegaram juntos em competi?es por duas vezes.


Aldo, o artista

Aldo ? tamb?m um artista. Seus trabalhos em mosaico, que, segundo ele, ? a arte mais antiga depois da escultura, s?o periodicamente expostos em galerias da cidade. Os mosaicos s?o feitos com pastilhas de vidro colorido coladas com um grude especial em paredes ou quadros. Manfr?i tem tamb?m trabalhos em fotografia, reveladas em est?dio pr?prio, al?m de ter escrito o livro ?Desafios e mais desafios?, em 1995, pela Editar Editora Associada. O livro, em primeira pessoa, descreve em detalhes a hist?ria deste italiano aventureiro.


"A Leda e o Cisne", inspirado na mitologia grega - um dos mosaicos de Manfr?i