O Cavaleiro Rodrigo Sarmento

07/04/99

A paix?o come?ou aos sete anos de idade. Incentivado pelo pai, Rodrigo aproveitava os cavalos da fazenda da fam?lia, onde todos gostavam do esporte. Na adolesc?ncia, com a separa??o dos pais, Rodrigo foi morar no Rio de Janeiro, onde come?ou a fazer aulas de hipismo. De l? para c?, Rodrigo Sarmento j? conquistou muitos pr?mios .

Para ele, suas maiores conquistas foram os t?tulos do ano passado: Campe?o Brasileiro e Campe?o Sul Americano na categoria S?nior. O fato ? in?dito na medida em que nunca tinha acontecido de um cavaleiro levar os dois t?tulos no mesmo ano. Segundo Rodrigo, a maior dificuldade em alcan?ar estes t?tulos foi o descontrole emocional que ele sofreu na ?ltima etapa do Campeonato Brasileiro de S?nior, realizado em setembro do ano passado no Rio de Janeiro. "Todo mundo quer chegar l?, ent?o, a emo??o toma conta da gente. Foi muito dif?cil, mas eu consegui me controlar e suportar a press?o. O ideal ? que se consiga ficar frio o tempo todo, s? que ningu?m ? uma m?quina. Mas para vencer ? preciso chegar o mais perto poss?vel da perfei??o e apesar de ter vencido, sei que fiquei longe dela."

O Campeonato Sul Americano de S?nior, realizado em Juiz de Fora em agosto do ano passado, foi bem mais tranq?ilo. A diferen?a para o segundo colocado era de 23 pontos, enquanto, no Brasileiro, a diferen?a ficou por um ponto.

No ano passado, Rodrigo conquistou tamb?m uma das vagas para a Copa do Mundo de Hipismo de 1999, gra?as aos resultados obtidos no Concurso Internacional Visa Indoor, na Sociedade H?pica de S?o Paulo. Mas ele n?o poder? seguir para Gotemburgo, na Su?cia, onde o concurso ser? realizado. Mesmo com toda experi?ncia e t?tulos conquistados, ele passa por um drama comum no esporte brasileiro: a falta de patroc?nio. A Equipe Coca-Cola, da qual faz parte, s? patrocina o Haras Primavera. Falta o patroc?nio pessoal. Rodrigo diz que seu maior problema hoje ? arrumar um marketeiro: "N?o sei vender o meu peixe e, apesar da minha assessoria de imprensa ser boa, esta parte fica faltando."

Rodrigo analisa Juiz de Fora como um dos melhores locais do pa?s para o hipismo. A h?pica oferece uma grande infra-estrutura e os campeonatos realizados aqui t?m boa repercuss?o na m?dia nacional. Mas n?o consegue deixar de ser um esporte caro, de elite, pois o cavalo e o tratamento que o animal precisa t?m um custo bem elevado."

Os treinamentos s?o uma rotina para Rodrigo Sarmento, que n?o descansa nem mesmo nos feriados. Al?m disso, ele tem um preparador f?sico com o qual se exercita pelo menos um hora e meia por dia e um professor de hipismo, Carlos Vin?cius da Mota, do Rio de Janeiro. Rodrigo diz que j? tentou entrar para uma academia, mas n?o gostou. "Os exerc?cios t?m de ser bem espec?ficos, valorizando o equil?brio."

Rodrigo j? deu aulas de hipismo em Juiz de Fora para muitos alunos. Hoje tem apenas um. "O problema s?o as viagens para os campeonatos que n?o deixam manter uma freq??ncia ?s aulas." Mas a pr?pria H?pica possui uma Escolinha. As turmas funcionam nos seguintes hor?rios:

  • Segunda e quarta de 18h30 ?s 19h30.

  • Segunda e quarta de 19h30 ?s 20h30.

  • Ter?a e quinta das 18h ?s 19h.

  • S?bado das 15h ?s 16h e domingo das 10h ?s 11h.

A mensalidade ? de R$75,00 para n?o s?cios e R$50 para s?cios. O aluno n?o precisa possuir um cavalo. O telefone da escolinha ? 221-1966. Uma novidade da H?pica ? a Equoterapia para deficientes f?sicos e mentais. O telefone de contato ? 212-2147 ou 221-3961.

O Haras Primavera, sede da Equipe Coca-cola, possui uma home page. O endere?o ?: www.harasprimavera.com.br, e o e-mail de Rodrigo ? rsarmento@harasprimavera.com.br. No site encontra-se seu curr?culo completo, informa?es sobre cavalos, entre outras.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF