Quinta-feira, 12 de agosto de 2010, atualizada às 18h

Mais uma suspeita de bomba em agência bancária tumultua Centro de JF

Aline Furtado
Repórter

Pela terceira vez neste ano, a região central de Juiz de Fora parou devido a uma suspeita de bomba. Desta vez, a ocorrência, em uma agência bancária localizada na avenida Rio Branco, paralisou o trânsito em duas pistas - a central e a pista no sentido Manoel Honório-Bom Pastor - por aproximadamente uma hora.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), um dos vigilantes da agência relatou ter encontrado uma caixa de sapato sobre um terminal eletrônico. Ao passar pelo detector, houve suspeita de material metálico. Ao chegar ao local, a PM verificou que a caixa já se encontrava fora da agência, sobre uma lixeira. Funcionários do banco e clientes foram retirados da área.

O local foi isolado pela PM e pelo Corpo de Bombeiros. Seis policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate) foram deslocados para o local, onde detonaram a caixa de papelão e verificaram que, em seu interior, estavam pedaços de papel. "Os procedimentos de isolar a área e de detonar a possível bomba com auxílio de um forte jato de água são necessários, já que não tínhamos certeza a respeito do que se tratava", explicou o capitão da 3ª Companhia de Missões Especiais (3ª CME), Neir Adriano. De acordo com o policial, a água usada na detonação serve para minimizar os efeitos da pólvora, caso a suspeita fosse confirmada.

O esquadrão antibombas da PM já solicitou as imagens do sistema de vigilância do banco, a fim de tentar identificar o suspeito de ter deixado a caixa. Para o capitão, não houve ameaça, já que esta só é caracterizada quando o comunicado é feito pela própria pessoa responsável pelo artefato. "Pode ser uma coincidência", sugere, referindo-se aos outros dois casos de suspeita de bomba em Juiz de Fora no ano de 2010. Um foi registrado no dia 27 de abril, também em uma agência bancária. O outro, no dia 6 de junho, foi na Santa Casa de Misericórdia.

Veja as fotos da operação

Os textos são revisados por Thaísa Hosken