Ginasta Roseana Mendes

Rep?rter: Emilene Campos
29/12/2000

A gin?stica ol?mpica faz parte da vida de Roseana Mendes desde os 8 anos de idade. Hoje com 34 e depois de conquistar v?rios t?tulos estaduais, ela ajuda a formar novos talentos para o esporte que requer for?a, agilidade e muita concenta??o. O t?tulo mais recente de sua equipe ? o de Campe?o Brasileiro de Trampolim, conquistado pela equipe juvenil (foto abaixo), na cidade de S?o Paulo.


Como treinadora, Roseana j? participou de competi?es nacionais e internacionais. Um dos momentos mais emocionantes de sua carreira aconteceu no Canad?, durante um Mundial de Trampolim e Esportes Acrob?ticos. O ginasta do qual era treinadora, o juizforano Rafael Henrique Moreira da Silva, faturou o sexto lugar na categoria infantil, o melhor resultado de um brasileiro numa competi??o. "Na ocasi?o, Rafael tinha apenas 9 anos e foi muito gratificante", relembra.

Outro fato que ela nunca vai esquecer ? a participa??o de sua equipe no Gymnastrada, um festival mundial que re?ne cerca de 25 mil atletas de gin?stica do mundo inteiro. As apresenta?es foram realizadas na Alemanha, em 1995. "Tinha passado por momentos dif?ceis na minha vida, mas apesar das dificuldades levamos 15 atletas". Ela conta que os organizadores gostaram muito das performances dos juizforano e at? os convidaram a realizar outros n?meros que n?o constavam da programa??o.

J? a ocasi?o mais engra?ada ocorreu bem perto de Juiz de Fora, durante uma viagem para Vi?osa. "N?s est?vamos viajando para uma competi??o e j? ?amos chegar em cima da hora, quando o ?nibus que fretamos quebrou no meio da estrada. N?o hesitei e pedi carona a um ?nibus que passava naquele momento". O detalhe ? que a equipe era formada por 22 atletas, al?m de toda a bagagem e seis cadeiras que seriam usadas na apresenta??o.

Roseana orienta equipes de gin?stica ol?mpica e trampolim h? 16 anos. As primeiras turmas eram do Col?gio Granbery, local onde tamb?m estudou. "Sempre gostei muito de esporte. Tamb?m pratiquei v?lei, handbol, atletismo, mas a gin?stica sempre foi minha paix?o". Atualmente, ela n?o treina mais. "S? me preocupo em ensinar fa?o alguns exerc?cios junto com os atletas", diz.

Al?m de ensinar gin?stica ol?mpica e trampolim, Roseana, que ? professora de Educa??o F?sica, presta assessoria t?cnica ao Col?gio Militar de Juiz de Fora e ? Coordenadora do Programa de Inicia??o Esportiva da Amac.

Em 2001, ela pretende promover a VII Copa de Gin?stica Ol?mpica, al?m de inscrever as equipes infantil e juvenil nas competi?es estaduais e nas seletivas do campeonato mundial.

O esporte
O incentivo da fam?lia e dos professores ? fundamental nesta atividade, j? que o auge de um ginasta acontece ainda na adolesc?ncia, por volta dos 15 anos. ? nessa fase que o atleta est? pronto para participar de Jogos Ol?mpicos. Quem n?o pretende competir, mas apenas ter uma atividade f?sica, n?o precisa se preocupar com a idade. O esporte ? um excelente est?mulo para quem quer corrigir problemas posturais, segundo Roseana.

Os treinamentos devem ser iniciados aos 4 anos de idade. As meninas podem competir nas seguintes modalidades: solo, salto sobre cavalo, barras assim?tricas e trave. J? os garotos em: solo, salto sobre cavalo, barras paralelas, barra fixa, as argolas e cavalo com al?as. Para praticar o esporte, ? necess?rio apenas um col? de lycra e uma sapatilha de nobuke.

Dieta do ginasta
Quem pratica gin?stica ol?mpica e trampolim n?o pode ter aumento de peso. "Da? a import?ncia de seguir uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras e livre de doces. A ingest?o de carboidratos s? deve acontecer ?s v?speras das competi?es", recomenda Roseana, apesar de admitir que isso ? muito dif?cil de ser adotado por crian?as e adolescentes.

Gin?stica ol?mpica atrapalha o crescimento?
H? pessoas que acreditam que a gin?stica ol?mpica atrapalha o crescimento da crian?a. Isso porque a maioria dos campe?es desta modalidade n?o t?m mais de 1,70. Roseana derruba este mito. "A gin?stica ol?mpica requer muita agilidade e equil?brio. Os atletas com estatura mediana acabam se sobressaindo por que est?o mais pr?ximas do centro de gravidade da Terra, o que ajuda nas manobras", esclarece.

Aparelhos do Trampolim
O Trampolim ? uma modalidade de gin?stica bem semelhante ? ol?mpica. "Os movimentos s?o praticamente iguais o que muda s?o os aparelhos utilizados", explica Roseana. No Trampolim s?o usados ao inv?s do solo, uma pista de tumbling (passadeira estreita que o solo com as dimens?es de 2 X 25 metros), Trampolim (cama el?stica individual), Trampolim sincronizado (duas camas el?sticas paralelas) e um Duplo Minitramp (cama el?stica menor que o trampolim).