Chocolate dá espinhas?

Fui uma adolescente com acne, e quando chegava a Páscoa sofria muito porque era alucinada por chocolate, mas não podia comer porque minha mãe sempre dizia que minhas espinhas iriam piorar. Por isso, como dermatologista, este assunto sempre me atraiu.

A acne é causada basicamente por uma sensibilidade individual aos hormônios masculinos, que nós mulheres temos normalmente em pequena quantidade. Estes hormônios fazem a gordura da pele ficar mais viscosa e entupirem o canal da glândula, formando o cravo. Como esta gordura não consegue sair, ao ficar parada dentro da glândula esta inflama, aparecendo as espinhas.

Existem fatores desencadeantes de acne, como desequilíbrios de hormônios causados principalmente por ovários poliscísticos em mulheres, medicamentos que alterem a quantidade ou o tipo de gordura da pele, como hormônios, vitaminas e anabolizantes, o sol e filtros solares ou outros cosméticos muito gordurosos que irão entupir a glândula.

Não existe na literatura médica nenhuma descrição de chocolate causando acne. O que sugiro aos meus pacientes é que numa fase em que eles estejam com a pele muito boa, comam bastante chocolate durante uns 3 dias para ver se realmente há alguma piora. Esta relação praticamente não ocorrerá.

Por isso, para quem tenha acne e que goste muito de chocolate, desejo um boa Páscoa muito rica em chocolates!

Colaboradora: Cristina Mansur
Dermatologista
Clínica Mansur - www.mansur.com.br

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.