Artes marciais - Equil?brio f?sico e mental

01/11/99

Cuidar da sa?de e manter a forma ? mais que uma preocupa??o na pr?tica das artes marciais. ? uma necessidade. A uni?o entre o equil?brio f?sico e mental ? preocupa??o comum a todas as modalidades. Por tr?s da luta e dos movimentos corporais, h? uma orienta??o filos?fica que objetiva tornar o aprendiz mais harmonizado emocionalmente As academias de jiu-jitsu, karat?, tai chi chuan, entre outras pr?ticas orientais, est?o lotadas de pessoas que encontram na atividade um exerc?cio prazeroso e um modo eficiente de superar o estresse do dia-a-dia.

Lutas imitam movimentos dos animais

De acordo com o professor de kung- fu, Belarmino Santos Rocha, a grande maioria das artes marciais originou-se da inova??o levada pelo seguidor do Budismo, Budhidharma, ao templo de Shaolin, na China, h? cerca de dois mil anos a. C. Antes que isso acontecesse, os orientais que viviam no templo dedicavam-se exclusivamente ? pr?tica da medita??o. Bodhidharma introduziu exerc?cios que envolviam movimentos. Para assegurar o dom?nio sobre o territ?rio, essas pr?ticas transformaram-se em diversas formas de luta que se disseminaram por todo o Oriente e, mais tarde, pelo Ocidente.

Apesar de a maioria das modalidades guardar uma origem comum, cada tipo possui caracter?sticas pr?prias. O kung-fu, por exemplo, constitui um dos estilos mais antigos. Como n?o havia armas na ?poca, os chineses copiaram os movimentos dos animais, como felinos, insetos e cobras, para combater os inimigos. Transcorridos milhares de anos, as lutas marciais foram ganhando popularidade no Ocidente e, aos poucos, sendo vistas como pr?ticas desportivas.

Alunos buscam sa?de e defesa pessoal

Atualmente, s?o v?rios os motivos que justificam a procura por artes marciais. "? como se a academia fosse um gabinete m?dico", assegura o instrutor de jiu-jitsu, S?vio Leles de Rezende. "Grande parte das pessoas quer preservar a sa?de. Por isso, procuram a academia", garante.

H? tamb?m os que buscam aprender a se defender, como ? o caso de Hemerson Vale da Silva, que treina Jiu-jitsu h? um ano e oito meses. "S? depois me interessei em participar de competi?es", conta.

Quem acha que artes marciais s?o s? para homens est? bastante enganado. H? turmas em que o sexo feminino predomina. Val?ria Alves Rocha, que luta kung-fu h? nove anos, comenta: ?Acho importante as pessoas praticarem artes marciais para se defender; n?o para sair batendo nos outros".

Entre a pena e a espada

As artes marciais, segundo o professor de karat? e nei-kung, Alexandre de Almeida, possuem duas dimens?es: o caminho da pena - que diz respeito ? orienta??o filos?fica - e o caminho da espada - que consiste na aprendizagem das t?cnicas de luta. Os seguidores pregam a busca da harmonia atrav?s do equil?brio entre esses dois caminhos. "O homem ocidental respira, anda e posiciona-se de forma errada", denuncia Almeida.

As artes marciais podem ser solu??o para quem possui dores musculares e na coluna e vive cansado. H? t?cnicas que permitem aos pulm?es absorverem mais oxig?nio. Al?m disso, o aluno aprende a caminhar e a posicionar-se corretamente. "Com essas orienta?es, as pessoas conseguem relaxar os m?sculos e equilibrar os impulsos", conclui o professor.

Todas as idades

Para crian?as e adolescentes, as artes marciais tamb?m podem surtir bons resultados. O vice-campe?o sul americano de muay-thay, Carlos Henrique Batista, comenta: "Na academia, as crian?as recebem est?mulo do mestre e dos alunos mais velhos, aprendem a ter disciplina e crescem em um ambiente de amigos". O respeito m?tuo e a luta sem viol?ncia s?o enfatizados pelos instrutores. "A gente ensina os alunos a competirem, a conseguirem condicionamento f?sico. Eles aprendem que n?o devem brigar", conclui Batista.

Para quem quer come?ar

Se voc? tem interesse em iniciar a pr?tica de algum tipo de arte marcial, vale a pena seguir algumas recomenda?es. Em primeiro lugar, ? necess?rio conhecer bem a filosofia da academia. Se o professor incentiva a viol?ncia, procure outro lugar. Certifique-se de que o instrutor possua diploma e de que a academia seja ligada a federa?es estaduais, nacionais ou internacionais. Normalmente, estes ?rg?os exercem controle sobre a atua??o dos instrutores s?cios.

Al?m disso, a maioria das academias exige a assinatura de termo de compromisso por parte dos respons?veis para que os menores de idade possam treinar. ? importante tamb?m que os pais acompanhem a atua??o dos filhos. Geralmente, os professores exigem um atestado m?dico que garanta que o atleta n?o posssui problemas de sa?de ou que indique restri?es a alguns tipos de exerc?cio.

O pre?o das mensalidades varia entre R$25 e R$45. Geralmente, as aulas de artes marciais mais populares, como karat? e jiu-jitsu, s?o mais caras. Poucas escolas cobram taxa de matr?cula. No in?cio, s? o kimono ? imprescind?vel. Com o tempo, o aluno deve comprar outros acess?rios pr?prios para cada tipo de treinamento.


Leia tamb?m:
Alexandre Gerken - Artes Marciais - Campe?o juizforano participa de mundial na ?ustria