Sa?de dos p?s e m?os

Consumidor deve exigir alicates esterilizados

Colabora??o:
rep?rter Ana Maria Reis
01/02/2000

Cuidar dos p?s e m?os ? algo que vai muito al?m da preocupa??o est?tica. Os dermatologistas alertam para o perigo de doen?as infecto-contagiosas, como micoses, na hora de fazer as unhas. Os consumidores que procuram pelo servi?o devem estar atentos e optarem apenas por sal?es de manicure e pedicure que esterilizem os alicates de cut?cula e outros utens?lios usados. Atrav?s da lei municipal n? 9.684, sancionada em 23 de dezembro de 1999, estes estabelecimentos est?o obrigados a ter estufas de esteriliza??o.

Contudo, antes da lei entrar em vigor, a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas (SMAU), baseada no C?digo de Posturas do Munic?pio (lei n? 5535 de 15 de dezembro de 1978), j? exigia dos sal?es de beleza da cidade o uso de material adequado ?s condi?es higi?nicas e sanit?rias. De acordo com o Fiscal de Postura da SMAU, Ricardo Rabelo, ?a maioria dos sal?es do centro da cidade j? trabalha com este material, mas com a nova lei, mais espec?fica, as exig?ncias ficam mais claras?.

Ap?s uma visita de advert?ncia, o sal?o que n?o mantiver, nas condi?es exigidas, um compartimento pr?prio para a esteriliza??o de seu material estar? sujeito a cobran?as de multa de 200 UFIRs na primeira reincid?ncia e de 200 UFIRs, acrescida do valor anteriormente cobrado, nas infra?es posteriores.

Esteriliza??o

De acordo com a Auxiliar de Enfermagem e esteticista do Instituto Gamonal, Juliane Batalha, as normas de enfermagem, baseadas em estudos cient?ficos prev?em que, para a esteriliza??o de equipamentos cir?rgicos ou demais utens?lios de manuseio em sal?o, como o alicate, faz-se necess?ria uma exposi??o de duas horas ao calor de no m?nimo 160?C em uma estufa.

Para que a esteriliza??o alcance o seu real objetivo em sal?es, que ? o de ?exterminar microorganismos nocivos ? sa?de?, a estufa poderia, sim, operar a 200?C, desde que o alicate permanecesse durante, no m?nimo, uma hora dentro do compartimento, esclarece Juliane Batalha.

Leia tamb?m: