Artigo
Manchas de pele

Chegando o inverno, ? hora de tratar das manchas escuras da face e m?os

Manchas na face

O nosso clima tropical favorece muito o aparecimento de manchas na face, que s?o conhecidas pelo nome de Melasma ou Cloasma.

Ocorre principalmente em mulheres ap?s os 25 anos. A causa exata ? desconhecida, mas sabe-se que ? agravada pelo uso de anticoncepcional, gravidez (por isso ? chamada tamb?m de Mancha Grav?dica) e cosm?ticos contendo horm?nios. Em alguns pacientes pode-se associar com doen?as hormonais como dos ov?rios e da tire?ide. N?o ? causada s? por horm?nio feminino, porque alguns homens podem tamb?m ter estas manchas.

O que ? certo ? que estes pacientes t?m uma sensibilidade excessiva ? claridade. N?o ? s? o sol direto que provoca as manchas, o morma?o da pessoa caminhando nas ruas e exposi??o muito direta ? l?mpada fluorescente tamb?m causa as manchas.

O pigmento da mancha pode ser mais superficial (mais f?cil de sair), ou mais profundo (mais dif?cil). No consult?rio de dermatologista usamos a L?mpada de Wood, que nos permite imediatamente classificar o tipo de mancha.

Tratamento do melasma

  1. Filtros solares com FPS maior que 15 devem ser usados e repetidos ap?s 3 horas, mesmo que o paciente n?o v? ao sol, j? que a luz indireta do morma?o e l?mpadas podem agravar a mancha.

  2. Despigmentantes: Os melhores ainda s?o a base de hidroquinona e ?cido retin?ico. Outros produtos sao usados como segunda op??o: s?o o ?cido k?jico, arbutin, ?cido azelaico, ?cido glicolico e Vitamina C.
    O mais importante ? nao usar nada muito forte, que possa irritar a pele. Por isso, sempre que os produtos avermelharem muito o local, ? sinal que est? provocando inflama??o e a mancha pode escurescer mais ainda depois.

  3. Peelings: ? v?lido fazermos peelings leves mensais ? base de ?cido salic?lico, Resorcina, ?cido tricloroac?tico 10% ou Glic?lico, para acelerarmos a melhora. Temos que ter muito cuidado com o peeling em pessoas morenas, j? que se queimarmos demais, a mancha pode escurescer temporariamente.

  4. Laser: N?o existe nenhum tipo de laser eficaz no tratamento do Melasma.
O mais importante, no entanto, ? uma grande motiva??o por parte do paciente, j? que o tratamento demora, ?s vezes, alguns anos para a recupera??o total e os rem?dios nao podem ser muito fortes e irritar o local.

Manchas das m?os

Dizem que a idade da pessoa se conhece pelas m?os, por isso ? muito importante o uso di?rio de ?cido retin?ico e filtros solares potentes. As manchas das m?os s?o geralmente causadas pela exposi??o antiga e di?ria ao sol, principalmente em pessoas de pele clara.

O melhor tratamento ? com crioterapia ou nitrog?nio l?quido, que provoca uma bolha microsc?pica debaixo da mancha, e quando a casca cai a mancha sai no teto da bolha. O resultado ? cosmeticamente muito bom.

Cristina Mansur
? dermatologista e professora da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br