Artigo
Envelhecimento x rejuvenescimento

O que fica mais marcado com a idade? No idoso as rugas ficam mais proeminentes na testa e ao redor dos olhos, a gordura na t?mpora e ao redor dos olhos vai sendo reabsorvida, e pela a??o da gravidade vai acumulando na parte inferior da face. A linha de implanta??o do cabelo vai recuando. Perde-se com a idade aquele contorno arredondado e uniforme da face.

Na Dermatologia e Cirurgia Pl?stica classificamos o envelhecimento em:

  • Superficial: A pele perde o brilho, aparecem manchas e fica mais fina, portanto mais vulner?vel ao sol, que penetra mais profundamente lesando mais ainda as fibras el?sticas e col?genas.

    Este envelhecimento superficial ? tratado com o uso di?rio de cosm?ticos contendo ?cido retin?ico, glic?lico, adenin furfurylane(Kinerase), Vitamina C, A ou E e Filtros solares. Envelhecemos quando nascemos e os primeiros raios solares batem em nossa pele, por isso quanto mais precoce e continuo o uso de filtros solares na face e m?os ? melhor.

  • Profundo: A gordura da face vai diminuindo, faltando nas t?mporas, na bochecha e nos olhos, que ficam fundos ou real?ando as bolsas. Esta gordura vai sofrendo a a??o da gravidade e fica acumulada no pesco?o, dando aquele aspecto de "Carinha de buldogue".

    Os m?sculos contraindo com frequ?ncia aumentam as rugas de express?o na testa e os p?s de galinhas nos olhos, ou v?o ficando fl?cidos na parte inferior da face e pesco?o.

Nas rugas ao redor dos olhos e na testa usamos a Toxina Botul?nica que paralisa os m?sculos desta regi?o, mas conservando o aspecto natural da paciente. A melhora pode ser acentuada com o uso do Peeling a laser ou Resurfacing, que vaporiza a pele envelhecida, permitindo aparecer uma nova pele com brilho, rosada e sem manchas.

As rugas da boca e nasolabiais podem ser preenchidas com ?cido Hialur?nico (Restylane ou Perlane).

A fronte, a bochecha, os olhos encovados ou com aspecto envelhecido est?o cada vez mais sendo preenchidos com a gordura do pr?prio paciente, atrav?s da Lipoescultura facial, restituindo aquela face saud?vel e cheinha que s? os jovens t?m. A vantagem da gordura sobre o ?cido hialur?nico ? que ? do pr?prio paciente, e consegue-se obter uma quantidade maior, portanto fica mais econ?mico. Um pouco desta gordura ? absorvida, mas sempre fica um pouco no local, e pode ser reaplicada quantas vezes for necess?ria at? se obter o resultado desejado.

Existem produtos mais duradouros, por?m como n?o s?o absorvidos t?m uso restritos, como o Metacrilato(Metacril), DMS( siloxane ou silicone), Evolution (gel de Acrilamida) ou Artecol (col?geno+metacrilato).

A flacidez do pesco?o e parte inferior da face pode ser minimizada com atividades f?sicas (nata??o e gin?stica abdominal trabalham bastante estes m?sculos!). Se j? houver bastante flacidez, esta ? melhor tratada com a pl?stica convencional, que retira o excesso de pele e encurta este m?sculo fl?cido.

O cabelo ? muito importante para manter um aspecto jovem. Hoje usamos no homem o Finasteride, que tem resultado muito bom em 86% das calv?cies iniciais, ou transplante de cabelo nos casos mais avan?ados. Na mulher usa-se horm?nios femininos locais ou sist?micos, mas espera-se para breve o lan?amento do Duosterida, uma medicamento revolucion?rio no tratamento da queda de cabelo da mulher.

O uso do Horm?nio de Crescimento ou de subst?ncias que aumentem a excre??o deste horm?nio parece ser muito promissor, j? que ele aumentaria o metabolismo geral do organismo e da pele, fazendo-a mais forte e brilhosa. Dizem que ? usado pela Demi Moore e a Sofia Loren, considerada a mulher do mil?nio. O seu uso no entanto ainda ? restrito, deve ser feito sob muito controle pois pode aumentar as extremidade, facilitar o aparecimento da diabetes ou tumores.

O uso oral de subst?ncias antiradicais livres como Vitamina C, Beta Caroteno, Vitamina E , Sel?nio em doses adequadas ? importante. Hoje estas subst?ncias est?o sendo cada vez mais adicionadas aos hidratantes e filtros solares.

Reposi??o hormonal na mulher quando poss?vel e orientada por um especialista ? fundamental. A reposi??o hormonal no homem est? sendo cada vez mais cogitada.

A alimenta??o deve ser saud?vel, evitando-se a?car e gordura, que v?o entupindo as pequenas art?rias, dificultando a chegada de sangue na pele, e aumentando a libera??o de radicais livres.

Atividade f?sica ? fundamental para manter as articula?es e extensibilidade dos m?sculos, conferindo um andar jovem, firme, de um ser humano que ainda tem vida, sonhos e ambi??o bem dosada.

Existe um ditado popular que diz que "idade n?o ? dada pela ruga na testa, mas pela ruga na mente". N?o adianta operar um p?lpebra se o olhar continua triste e sem vida.

Como diz o Roberto Shinyashiki, " O SUCESSO ? SER FELIZ", do jeito que a pessoa achar melhor, com ou sem cabelo, com ou sem silicone, com Botox, Restilane, qualquer coisa, ou sem nada. E muitas das vezes ? simplesmente ser feliz com suas rugas.

Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe da disciplina de Cosmiatria do Servi?o de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br