Mel - Curiosidades e import?ncia para a sa?de

O mel ? elaborado no organismo das abelhas a partir do nectar de diversas flores. ? depositado na colm?ia dentro de pequenas c?lulas hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. N?o s?o todas as flores que produzem n?ctar suficiente ou "gostoso" para que as abelhas produzam mel. Da? que sempre encontra-se no mercado os m?is mais caracter?sticos, conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.

Essas floradas diferem em cor, podendo se apresentar mais claras (laranjeira) ou escuras (eucalipto). Apresentam tamb?m diferen?as na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o n?ctar.

Floradas:

  • Mel de Eucalipto: ajuda a combater a bronquite, a tosse e asma.
  • Mel de Laranja: regulador do intestino, tranquilizante natural.
  • Mel de Assa-peixe: t?nico e depurativo do sangue, calmante.
  • Mel Silvestre: recomendado para o sistema nervoso, vias respirat?rias e pele; ? tamb?m calmante, laxante, desintoxicante.

O mel ? riqu?ssimo em elementos nutritivos, devendo constar da dieta de todos, principalmente na de quem sofre de estresse e cansa?o, com exce??o de pessoas diab?ticas. Cont?m ?gua, glicose, sacarose, pot?ssio, ferro, s?dio, enxofre, cloro, c?lcio, magn?sio, f?sforo, zinco, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e subst?ncias que agem como antibi?ticos naturais.

Tudo isso ? inerente a qualquer tipo de florada. Todo mel de abelhas puro cont?m todos esses nutrientes, independente de ser assa-peixe ou silvestre. A escolha vai de acordo com o gosto de cada um.

O mel ajuda a desintoxicar e favorece a digest?o, sem sobrecarregar o organismo, podendo ser usado na combina??o com frutas, leite, iogurte, p?es e biscoitos. ? um dos melhores e mais eficientes contra os efeitos da gripe e resfriados. ? tamb?m um ?timo complemento alimentar.

Informa?es importantes
A cristaliza??o do mel (chamada popularmente de mel "a?ucarado") ? uma garantia da pureza do mesmo, podendo ser utilizado desse modo sem perda de nenhum de seus benef?cios. Caso n?o queira consumi-lo assim, coloque ao sol at? ?s 11h e depois das 15h, ou em banho-maria at? a temperatura de 40?. A maneira mais correta de se certificar da pureza do mel ? fazendo uma an?lise laboratorial.

Extrato de Pr?polis
O pr?polis ? uma subst?ncia resinosa que misturada ao ?lcool de cereais forma o extrato de pr?polis. Tem efeito anest?sico, anti-inflamat?rio, cicatrizante, antibi?tico e antif?ngico. Pode ser usado em gargarejos, misturado ao mel ou ?gua para ser ingerido. Ao contr?rio do mel e do p?len, n?o deve ser usado diariamente por um longo tempo. ? aconselhado usar de 5 a 10 gotas, quatro vezes ao dia, durante 15 dias, e interromper o uso por 15 dias; se houver necessidade, retomar. Crian?as tomam metade da dose.

P?len
Encontramos nele todos os amino?cidos essenciais (que formam as prote?nas), hidratos de carbono, lip?dios, sais minerais, vitaminas B, C, D, E e H e enzimas diversas. Sua a??o foi comprovada em v?rios casos de esgotamento do nervosismo e ins?nia, na melhora e preven??o da impot?ncia e astenia sexual (devido ao seu alto teor de vitamina E), para est?mulo e prote??o das fun?es g?stricas e hep?ticas, na melhora do apetite e no crescimento infantil e no raquitismo. O ideal ? que seja utilizado todo dia em jejum, e apenas uma colher de caf? de cada vez. Pode tamb?m ser misturado a sucos, vitaminas, iogurtes etc.

Mel com Pr?polis (anti-inflamat?rio e anti-gripal)
Indicado para faringites, amigdalites, gripes e resfriados. Usa-se uma colher de sobremesa, duas ou tr?s vezes ao dia durante 15 dias. Crian?as usam duas vezes ao dia.

Mel com Poejo, Assa-Peixe, Eucalipto, Guaco e Pr?polis (expectorante e anti-tuss?geno)
O poejo elimina as secre?es e diminui a tosse. O assa-peixe ? tamb?m expectorante e ajuda a combater gripes e resfriados, sendo eficaz no combate a tosse. O eucalipto tem efeito anti-s?ptico e febr?fugo. O guaco ? usado para combater bronquites, gripes, tosses rebeldes, rouquid?oi e ? tamb?m febr?fugo. Todas associadas ao mel e ao pr?polis, usa-se duas colheres de sobremesa, duas ou tr?s vezes ao dia.

Mel com gengibre e pr?polis (anti-gripal e anti-inflamat?rio)
Associado ao mel e ao pr?polis, o gengibre ? indicado para amigdalite, bronquite, faringite e laringite. ? ?til tamb?m para pessoas que usam muito a voz (cantores, professores, advogados, etc), para ex-fumantes, ajudando na desintoxica??o do organismo. Usa-se uma colher de sobremesa duas ou tr?s vezes ao dia. Crian?as usam 2 vezes ao dia.

Mel com raiz de l?tus e pr?polis (expectorante)
Raiz de l?tus (planta medicinal de origem asi?tica), associada ao mel e ao pr?polis, atua bem em dist?rbios respirat?rios (rouquid?o, tosse). Atua como dilatador dos br?nquios e como expectorante, sendo indicada no caso de asma, bronquite, amigdalite. Quando usada por fumantes, colabora na elimina??o da nicotina e do alcatr?o.

Fonte: Api?rio ?guas Claras - Br 267 Km 151, Manejo, Lima Duarte, MG. Tel: (021)627-4276.