• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Uma doença chamada obesidade

    27/10/98

    Não existem estatísticas sobre obesidade em Juiz de Fora, mas os especialistas afirmam que a doença é uma das principais causas de freqüência aos consultórios médicos. Segundo o nutrologista Carlos Antônio de Souza, fazer o obeso emagrecer não funciona, pois ele voltará a engordar. "O que se tem procurado fazer é estimular a pessoa a atingir o peso que ela deseja através de um processo de reeducação comportamental, mudando-se o estilo de vida."

    O nutrologista condena remédios para emagrecer como diuréticos, hormônios tireoideanos, e laxantes, pois, na verdade, não emagrecem e, sim, provocam grande perda de água do organismo, causando sérios danos à saúde. Já os outros medicamentos, ministrados sob controle médico, não apresentam muitos prejuízos. No entanto, não há medicamentos isentos de riscos, diz ele.

    As drogas mais utilizadas recentemente e que alcançam melhores resultados são as que fazem uma mediação do humor dos indivíduos, porém, não deve haver uma solução a curto prazo para este problema, avalia Carlos Antônio. Já o terapeuta naturalista Armando Falconi diz que o ideal é tratar o ser humano como um todo. Para ele, a pessoa chega à obesidade como causa de um fator de desequilíbrio e, através da Medicina Tradicional Chinesa, o professor procura atuar no motivo que desencadea a obesidade, até a diminuição ou a cura do problema. O tratamento é feito através da acupuntura e dos princípios ativos fitoterápicos e florais, que não têm efeitos colaterais.

    Outra alternativa procurada pelos gordinhos é o Vigilantes do Peso (Av. Rio Branco, 2585, Centro). Este programa visa a reeducação alimentar, através da mudança nos hábitos alimentares associada a atividades físicas diárias. O sócio recebe um cardápio, além de comparecer a reuniões semanais que abordam temas que os ajudam a parar de associar problemas pessoais à comida, evitando comer compulsivamente.

    Não se faz uso de nenhum tipo de remédio e, de acordo com a orientadora do Vigilantes do Peso em Juiz de Fora, Sandra Maria Machado, as pessoas devem buscar realizar seus sonhos e desenvolver atividades prazeirosas para ocupar o tempo. "Os problemas emocionais contribuem muito para o aumento do peso. Se a pessoa está feliz, consegue se controlar", diz Sandra Maria.

    Para aqueles que procuram receitas saborosas e dietéticas, o Supermercado Click Mart, do JF Service, tem algumas dicas. Para acessar basta digitar www.jfservice.com.br/click/click.php , clicar no ícone Receitas e, em seguida, no ícone Dietéticas.

    Colaboração: Maria Lúcia Perotti Velloso,
    estudante do 4º período
    da Faculdade de Comunicação da UFJF

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.