Uma doen?a chamada obesidade

27/10/98

N?o existem estat?sticas sobre obesidade em Juiz de Fora, mas os especialistas afirmam que a doen?a ? uma das principais causas de freq??ncia aos consult?rios m?dicos. Segundo o nutrologista Carlos Ant?nio de Souza, fazer o obeso emagrecer n?o funciona, pois ele voltar? a engordar. "O que se tem procurado fazer ? estimular a pessoa a atingir o peso que ela deseja atrav?s de um processo de reeduca??o comportamental, mudando-se o estilo de vida."

O nutrologista condena rem?dios para emagrecer como diur?ticos, horm?nios tireoideanos, e laxantes, pois, na verdade, n?o emagrecem e, sim, provocam grande perda de ?gua do organismo, causando s?rios danos ? sa?de. J? os outros medicamentos, ministrados sob controle m?dico, n?o apresentam muitos preju?zos. No entanto, n?o h? medicamentos isentos de riscos, diz ele.

As drogas mais utilizadas recentemente e que alcan?am melhores resultados s?o as que fazem uma media??o do humor dos indiv?duos, por?m, n?o deve haver uma solu??o a curto prazo para este problema, avalia Carlos Ant?nio. J? o terapeuta naturalista Armando Falconi diz que o ideal ? tratar o ser humano como um todo. Para ele, a pessoa chega ? obesidade como causa de um fator de desequil?brio e, atrav?s da Medicina Tradicional Chinesa, o professor procura atuar no motivo que desencadea a obesidade, at? a diminui??o ou a cura do problema. O tratamento ? feito atrav?s da acupuntura e dos princ?pios ativos fitoter?picos e florais, que n?o t?m efeitos colaterais.

Outra alternativa procurada pelos gordinhos ? o Vigilantes do Peso (Av. Rio Branco, 2585, Centro). Este programa visa a reeduca??o alimentar, atrav?s da mudan?a nos h?bitos alimentares associada a atividades f?sicas di?rias. O s?cio recebe um card?pio, al?m de comparecer a reuni?es semanais que abordam temas que os ajudam a parar de associar problemas pessoais ? comida, evitando comer compulsivamente.

N?o se faz uso de nenhum tipo de rem?dio e, de acordo com a orientadora do Vigilantes do Peso em Juiz de Fora, Sandra Maria Machado, as pessoas devem buscar realizar seus sonhos e desenvolver atividades prazeirosas para ocupar o tempo. "Os problemas emocionais contribuem muito para o aumento do peso. Se a pessoa est? feliz, consegue se controlar", diz Sandra Maria.

Para aqueles que procuram receitas saborosas e diet?ticas, o Supermercado Click Mart, do JF Service, tem algumas dicas. Para acessar basta digitar www.jfservice.com.br/click/click.php , clicar no ?cone Receitas e, em seguida, no ?cone Diet?ticas.

Colabora??o: Maria L?cia Perotti Velloso,
estudante do 4? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF