Como engordar

Tudo que voc? precisa saber para engordar com sa?de

20/05/1999

Se voc? se sente magro, ou algum problema de sa?de fez voc? emagrecer demais, saiba que tem uma maratona pela frente para conseguir engordar. Engordar n?o ? f?cil, principalmente para quem sempre foi magro. Quem garante ? a nutricionista Soraia Augusta da Silva, que afirma que engordar ? mais dif?cil do que emagrecer. Mas n?o ? imposs?vel! Saiba que voc? pode engordar, e com muita sa?de!


Eu estou realmente magra? Preciso engordar?

Esta ? a primeira pergunta que voc? deve fazer. Para respond?-la, existem hoje muitos m?todos de avalia??o da composi??o corporal, que medem n?o s? o peso, mas tamb?m a propor??o peso/altura, a porcentagem de gordura no organismo, entre outros. A partir delas ? que se sabe se uma pessoa ? realmente magra. Na verdade, voc? pode parecer magro, mas pode ter uma propor??o de gordura no corpo, maior do que o recomend?vel e menos massa muscular. Aqui se enquadram os falsos magros.

O mais importante ? identificar o motivo da vontade de se ganhar peso. Se ? uma depress?o, diabete, tir?ide, etc. N?o avalie apenas seu peso, se voc? n?o tratar a causa do emagrecimento n?o vai conseguir manter o peso ideal depois de alcan??-lo.

Para come?ar a ter uma id?ia, a? vai um dos m?todos de avalia??o existentes, usado pela nutricionista Soraia Augusta. ? o IMC, ?ndice de Massa Corporal, considerado um indicador antropom?trico de avalia??o nutricional, que funciona atrav?s da rela??o peso/altura. Consiste na f?rmula: IMC=Peso(kg)/Altura ao quadrado (m). O resultado voc? compara com a seguinte tabela:

Para o sexo feminino:
    Baixo peso: 19
    Peso desejado: 19 - 24
    Sobre peso: 25 - 29
    Obesidade: mais que 29

Para o sexo masculino:
    Baixo peso: 20
    Peso desejado: 20 - 25
    Sobre peso: 26 - 30
    Obesidade: mais que 30

Porque eu sou magra?

Al?m do biotipo, algum fator psicol?gico pode intervir no organismo. Para o neuroling?ista Carlos Ant?nio de Souza Lima, o indiv?duo magro "pode ter um sofrer de depress?o ou algum processo n?o resolvido na inf?ncia. H? ainda pessoas que t?m baixo peso por anorexia, (relacionamento deturpado com o alimento) obsess?o com o peso ideal." Para ele o mais importante ? questionar se a vontade de modifica??o de peso ? real ou se vem do meio externo. E ainda se estiver decidido a engordar, tomar cuidado, pois, um processo para ganho de peso pode alterar o metabolismo do indiv?duo e este se tornar uma pessoa obesa.

Ser? que eu consigo engordar?

"O biotipo de cada indiv?duo ? gen?tico. Por isto a pessoa pode n?o conseguir chegar num n?vel esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.", diz Soraia Augusta. ? f?cil perceber que a Isabela Garcia n?o conseguir? ter um corpo como o da Vera Fisher, pois seus biotipos s?o diferentes. Tudo depender? da sua for?a de vontade e da sua disciplina para alcan?ar bons resultados. Hoje existem v?rias maneiras de engordar e aumentar a massa muscular. Como ?ltima hip?tese, voc? pode tentar a lipo-escultura. "Uma cirurgia pl?stica que retira gordura de um lugar, como dos culotes do bumbum, e coloca em outro lugar, como nas pernas.", explica Soraia.

Como engordar com sa?de?

O segredo ? n?o tentar engordar atrav?s de a?car e gordura, e sim investir numa dieta equilibrada e fazer exerc?cios f?sicos. "Uma dieta adequada para engordar tem os alimentos proporcionalmente equilibrados: prote?nas, carboidratos, gorduras, al?m de uma quantidade suficiente de vitaminas e sais minerais", orienta a nutricionista.

Como engordar sem ficar com celulites, estrias e "pneuzinhos"?

O segredo ? a dieta equilibrada. O a?car por exemplo d? celulite, diabete, e outras complica?es. Al?m da alimenta??o saud?vel, voc? pode optar por aumentar a massa muscular atrav?s da muscula??o, por exemplo. Isto vai fazer com que voc? engorde e n?o fique fl?cida. "Para engordar proporcionalmente ? preciso fazer atividade f?sica. S? assim voc? conseguir? aumentar a massa corporal sem criar os famosos "pneuzinhos".

Fazer exerc?cios n?o emagrece?

Exerc?cios queimam calorias e aumentam a massa muscular fazendo voc? ganhar peso com sa?de. "Este tipo de treinamento ? feito basicamente com intensidade elevada de sobre-carga (pesos)", explica o professor de educa??o f?sica da academia Olympia, Jos? Geraldo. Outro fator fundamental, segundo ele, ? o balanceamento nutricional, onde se faz um c?lculo do desgaste cal?rico, referente ao treinamento, e o gasto cal?rico do indiv?duo no seu dia-a-dia. Lembre-se: "quanto menos m?sculo voc? tem, mais fl?cida voc? ?", afirma Jos? Geraldo.

E os rem?dios que aumentam o apetite, funcionam?

As vitaminas, segundo a nutricionista, regulam o organismo e fazem com que ele aproveite melhor os alimentos. Mas elas podem se acumular e causar uma mudan?a do metabolismo, o que n?o ? bom. J? os rem?dios que abrem o apetite trabalham a parte hormonal e s?o ainda piores para o organismo. Procure ouvir um nutricionista antes de se auto medicar.

Dicas da nutricionista para engordar:

  • Manter a freq??ncia de refei?es (como caf? da manh?, almo?o e jantar), mantendo os hor?rios padr?es que voc? estipular. Depois de um tempo, voc? comer? por h?bito.
  • Comer devagar, num local tranq?ilo, sem barulho. Se n?o for poss?vel, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.
  • Enriquecer todas as refei?es habituais, em termos de valor cal?rico. Se, por exemplo, voc? toma leite de manh?, enrique?a-o com mel, frutas, e/ou cereais, e assim por diante.
  • Evite comer fora do hor?rio. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almo?o. Prefira fazer poucas refei?es, mas bem feitas.
  • Tomar ?gua em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira ?gua aos refrigerantes, que n?o s?o bons para o organismo.
  • Durante a refei??o n?o beba l?quido. Ele atrapalha a mastiga??o, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digest?o.
  • Voc? pode usar suplementos alimentares, mas prefira os mais naturais que s?o vendidos em supermercados (como granola, neston, etc) e n?o use indiscriminadamente. Tudo em excesso pode fazer mal.
  • Manter o consumo de frutas e verduras que v?o normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.
  • Tomar, at? meia hora antes da refei??o, um copo de suco de lim?o ou laranja, ou comer um peda?o de ma??. Abre o apetite e ret?m mais os sais minerais.
  • Importante: n?o tente ganhar peso r?pido, isto pode trazer problemas de sa?de para voc?.

Existem outras maneiras alternativas de engordar?

Sim. Voc? pode procurar, por exemplo, um homeopata. O tratamento ? natural e se chama fitoterapia: com florais, homeopatia e suplementos alimentares. Segundo a homeopata Magna Menezes, a fitoterapia n?o tem efeitos colaterais. Mas precisa ser feita com uma orienta??o alimentar para ingerir alimentos adequados para se ganhar calorias. Ela ? contra os tratamentos que mexem com o metabolismo, "porque eles podem fazer as pessoas engordarem al?m do necess?rio". Al?m disso, alerta que ? normal ao passar dos anos que o indiv?duo aumente de peso.

Colabora??o: Luciana Lima
Estudante do 6? per?odo de Jornalismo
da Facom, UFJF